Pular para o conteúdo

Dor no peito e ansiedade: entenda a relação entre elas

Oi, pessoal! Cleber Santana, do canal Saúde na Cabeça. Eu recebi uma dúvida de um dos meus seguidores aqui, doutor. Por que uma pessoa que tem quadro de ansiedade sofre com dor no peito? Se essa é a sua dúvida também, fica aqui no vídeo que eu vou te explicar por que isso acontece. Mas antes, não se esqueça de se inscrever no canal, seguir nas redes sociais (no Facebook, Instagram e Twitter) e deixar aquele gostei de sempre aí para engajar o canal.

Muitos pacientes que têm ansiedade não se dão conta dos sintomas físicos que são produzidos pela ansiedade e isso acontece porque a atenção está no seu cérebro: a confusão, o pensamento acelerado, a pessoa está nervosa, irritada, estressada. O cérebro reconhece que isso está prejudicando o bom funcionamento dele e também da sua mente, então o cérebro busca maneiras de tirar todo esse stress para fora e uma das maneiras que ele faz isso é justamente fazendo com que você tenha sintomas físicos. A manifestação dos sintomas físicos é uma maneira do cérebro colocar para fora toda essa atenção cima dos sintomas. É justamente a dor no peito.

Essa dor no peito acontece por uma contratura muscular. Seus músculos ficam mais tensos, ficam mais contraídos. É tanto que as pessoas que sofrem com quadros de ansiedade e que estão me ouvindo agora devem perceber que bate uma tensão muscular nos ombros, atrás do pescoço. A pessoa fica muito tensa e ela percebe que muitas vezes os ombros estão muito levantados, por conta da tensão. Um quadro de ansiedade provoca essa tensão, essa contratura, acontece também na musculatura do peito. Por essa razão é que você acaba sentindo dor. E os músculos ficam muito tensos, muito contraídos, e tem uma dificuldade muito grande de relaxar. Isso desgasta demais a força muscular e aí você começa a sentir essas dores.

Essas dores também podem acontecer pela descarga de adrenalina que acontece quando a pessoa está em um nível de estresse muito elevado, em um nível de ansiedade muito elevado. Essas dores a pessoa pode perceber que elas acontecem ao respirar. Quando a pessoa está respirando, ela percebe mais a presença da dor. Outro ponto também que a pessoa fica assim, às vezes, triste por conta da dor, é que ela faz vários exames com cardiologista, com pneumologista, e os exames não dão nada, não mostram nenhum tipo de alteração. E a pessoa sempre fica desconfiada de que o médico não fez o exame certo, ou que o médico não avaliou ela corretamente e que sempre tem algum problema ali acontecendo que não foi descoberto. Isso também gera mais medo e tensão e acaba fazendo com que a dor dure mais tempo.

Você também já sentiu essas dores no peito? Aí me conta aí nos comentários. A explicação espero que vocês tenham gostado do vídeo. Se ficou dúvidas e sugestões coloca aqui em baixo. Espero ter ajudado. Tire o vídeo, valeu! E saúde na cabeça.

Fonte
Porquê ANSIEDADE provoca dor no peito por Dr Cleber Santana