Pular para o conteúdo

Dor no peito: causas e sintomas da ansiedade


Olá pessoal, tudo bem? Sejam bem-vindos a mais um vídeo da nossa série Perguntas e Respostas. Vocês podem deixar as perguntas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Eu sou o Dr. Roberto Yano, cardiologista especialista em marca-passo, e estou dando continuidade à nossa série, respondendo às perguntas que vocês deixam nas redes sociais.
Antes de começar, gostaria de lembrar que meu único perfil verdadeiro é o Dr. Yano, com o selo de verificação no Instagram. Caso vejam algum perfil falso, peço que me avisem para eu bloquear e denunciar.
Vamos às perguntas!
Maria Angélica perguntou: “Doutor, fala sobre o colesterol e os triglicérides. O meu é muito alto”.
A primeira coisa que precisamos saber é se o colesterol elevado é o LDL, conhecido como colesterol ruim, ou o HDL, conhecido como colesterol bom. Se o HDL estiver alto, significa que você está protegido contra algumas doenças. Mas se o LDL estiver elevado, é preciso reduzir as gorduras saturadas, como a gordura animal presente na pele do frango, carne vermelha e porco. Praticar exercícios físicos e comer alimentos de qualidade como azeite, oleaginosas e abacate pode ajudar a elevar o HDL e diminuir o LDL.
Já os triglicérides são uma gordura que fornece energia para o nosso corpo. Quando em excesso, pode acelerar o processo de obstrução das artérias que levam ao coração e cerebro, facilitando ataques cardíacos ou derrames. O excesso de triglicérides é proveniente da alimentação, principalmente de carboidratos. Controlar a alimentação e praticar exercícios físicos pode ajudar a reduzir essa gordura.
A próxima pergunta foi feita por alguém que não se identificou: “Meu coração só dói quando eu fico emocionada e acelera. É normal?”
Não é normal sentir dor no peito e ter palpitações, mesmo em pessoas ansiosas ou que tenham Síndrome do Pânico. É preciso investigar essa questão psicológica, mas também descartar a possibilidade de problemas cardíacos durante uma consulta com um cardiologista.
Francilene Gomes de Souza perguntou: “Tenho arritmia sinusal e agora sinto dor. Isso pode ser grave?”
A arritmia sinusal é uma arritmia benigna. Com relação à dor, é preciso investigar para descartar problemas no coração.
Zenir Rodrigues perguntou: “Já coloquei duas válvulas e sinto cansaço e dor queimando no peito. Isso é normal?”
Não é normal sentir dor no peito, mesmo que já tenha colocado válvulas. É preciso investigar com um cardiologista para descartar problemas cardíacos.
Aracele José Emery perguntou: “Tenho marca-passo. Corro o risco de impacto para servir o marca-passo? Ele protege contra a paciência ter frequências baixas do coração?”
O marca-passo é programado para bater no mínimo 60 batimentos por minuto quando o coração não consegue bater nessa frequência. Ele protege contra a arritmia, mas em relação aos riscos, depende de alguns fatores de risco, como pressão, diabetes, estresse, sedentarismo e obesidade.
Espero ter ajudado vocês com as respostas. Lembrando que a Clínica Yano está fazendo atendimentos de telemedicina para todo o Brasil, com atendimento online pela câmera do celular. Agende seu atendimento pelo WhatsApp, telefone ou site.
Obrigado pelo carinho e até a próxima!
Fonte: Ansiedade dá dor no Peito? por Dr. Roberto Yano