Pular para o conteúdo

Dor no pé: conheça as causas e tratamentos eficazes

Dor no dorso do pé – Dicas de um fisioterapeuta chefe

Olá, meu nome é Matheus Martinez, fisioterapeuta chefe da peça vencedora e hoje estou aqui para falar com vocês a respeito da dor no dorso do pé. Mas antes disso, não se esqueça de se inscrever no nosso canal e dar um clique no vídeo para ficar por dentro das novidades.

A dor que acomete a região do peito do pé na parte de cima dele é chamada de dor no dorso do pé. Essa região tem diversos pequenos ossos que podem ser comprometidos e causar dor. Essa dor pode ter duas causas:

  • Causa traumática: quando alguma coisa ocorre no seu pé, como alguém pisando no seu pé ou você tendo um acidente, o trauma pode causar uma fratura ou lesão de ligamento nessa região. Normalmente, o pé ficará inchado e será muito difícil de andar.
  • Causa crônica: essa causa é mais comum e pode ser devido a algum erro da sua pisada, o tipo do seu pé, sobrepeso ou atividade física intensa. Esses pequenos traumas que você coloca na região do seu pé ao longo do tempo vão causando uma lesão. Geralmente, essa lesão ocorre nos pequenos ossos que têm ali na área.

Para saber como tratar a dor no dorso do pé, é importante identificar qual é a causa da dor. Se for da causa automática, as primeiras causas que eu falei para você, o ideal é procurar um médico ou assistência de saúde na hora para tirar um raio-x e imobilizar o seu pé. Se for a segunda causa, você tem que identificar quais são esses microtraumas que levam à dor e tentar eliminá-los.

Aqui vão algumas dicas para você:

  • Tire todas as sobrecargas do dia a dia, por exemplo, colocar um sapato mais confortável, tentar não fazer atividade física de alto impacto por muito tempo, como correr ou saltar e também tentar perder peso, pois o sobrepeso vai sobrecarregando o pé;
  • Use palmilhas, pois elas conseguem melhorar a distribuição de peso embaixo do seu pé para diminuir a carga no dorso do pé;
  • Faça alguns exercícios para fortalecer a musculatura do pé e ajudar a tirar essa sobrecarga. Veja alguns exercícios específicos para isso nos vídeos do nosso canal.

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês com a dor no dorso do pé. Se você tiver alguma dúvida, procure um especialista para te ajudar a entender exatamente o que você tem. Fique livre para escrever seus comentários que vou tentar responder suas dúvidas.

Não se esqueça também de acessar o canal acima para ver os vídeos com exercícios com o fisioterapeuta. Até a próxima!

Fonte
DOR NO PÉ: causas e tratamento por Pés Sem Dor