Pular para o conteúdo

Dor no joelho ao trabalhar sentado: 5 dicas para aliviar.


Olá, amigos do YouTube! Sejam bem-vindos a mais um vídeo do meu canal. O vídeo de hoje é dedicado a você que trabalha muito tempo sentado. Provavelmente, você já teve ou tem dor no joelho e muitas vezes não sabe qual é a causa ou como resolver essa dor. Então, é sobre isso que vou falar neste vídeo. Acompanhe até o fim para você ficar sabendo de tudo.
Antes de começar, mais uma vez, inscreva-se no meu canal para receber as atualizações periódicas e marque o sininho para receber as notificações quando tiver um vídeo novo por aqui. Ao se inscrever no canal, você estará mostrando que está gostando dos conteúdos que coloco aqui. Então, vamos dar o vídeo!
As pessoas que trabalham muito tempo sentadas frequentemente referem dor no joelho. Às vezes, elas não sabem explicar por que dói. Muita gente, às vezes, não faz nenhum esforço, não pratica esporte, mas tem um trabalho que faz com que fique longas horas sentado. Por que que dói?
Primeiro, vou explicar para vocês por que que dói o joelho quando a pessoa trabalha muito tempo sentado. Aqui temos um joelho e aqui vocês veem a articulação da principal articulação que é comprometida nas pessoas que trabalham muito tempo sentado é esta articulação da frente, que chamamos de articulação femoropatelar, que é a articulação da patela, aquele osso bolachinha que como você conhece, muita gente conhece como bolacha do joelho. E fica no período joelho com fêmur, que é aquele outro osso do corpo humano e nós falamos de fêmur.
O comprometimento dessa articulação é o que geralmente causa dor anterior no joelho. E por que que dá essa dor anterior? Porque frequentemente ocorre uma pressão aumentada nessa articulação. A pressão dessa precioso sobre esse e o osso que é comprometido nós chamamos de osso subcondral. Ele é bastante enervado e pode causar dor. Então, protegendo essa articulação, nós temos a cartilagem, tanto do fêmur, que fica aqui sobre o fêmur na parte interior, e a cartilagem da patela que é essa parte aqui que fica na coberta recobrindo a patela. Portanto, quando tem uma sobrecarga grande nessa articulação, a cartilagem ela é comprimida. Muitas vezes, ela amolece, a cartilagem. Às vezes, muitas vezes, ela tem uma erosão, um desgaste muito grande que pode levar a dor no nosso que está abaixo da cartilagem, que é o osso subcondral.
As pessoas que ficam muito tempo sentadas, elas ficam com o joelho fletido, mas ao mesmo tempo estendido e essa flexão prolongada do joelho leva ao aumento da resultante de força nessa área. A patela aqui, ela vai aumentar a força porque, pela física, quanto maior, quando uma quando quanto o ângulo mais fechado, a resultante de força é maior. Então, quando a pessoa está com joelho fletido, essa resultante aqui acaba sendo maior nessa articulação e leva o quadro de dor nessa área.
Então, essa é a principal causa de dor nas pessoas que ficam sentadas. Por isso que geralmente o joelho dói e dói geralmente quando você está muito tempo sentado e vai levantar. Quando você vai levantar da cadeira, estava muito tempo sentado, estava muito tempo comprimido essa articulação, aí a pessoa começa a ter essa reunião e aí, o que fazer para diminuir essa pressão na articulação que eu expliquei para vocês?
O que fazer para melhorar esse quadro de dor? Então, tem que fazer coisas que diminuam essa pressão na articulação. Então, o que você pode fazer? A primeira coisa é não ficar tentando não ficar muito tempo sentado. De vez em quando, você está lá no trabalho, fala com seu chefe ou você mesmo trabalho autônomo, de vez em quando, levanta da cadeira, dá uma caminhada para poder lubrificar novamente a articulação, dá uma alongada na articulação do joelho. E esse alongamento ele vai melhorar, diminuir essa pressão na articulação e consequentemente melhorar a dor.
Então, essa seria a primeira dica. De vez em quando, levantar da cadeira para não forçar a articulação. A outra dica que eu até falei junto com a primeira seria alongar, alongar bastante. De manhã, quando você for sair do trabalho, dá uma alongada, estica o joelho, põe o pé numa cadeira, estica o joelho, alonga bastante, tenta focar no chão com joelho estendido também. São alongamentos legais. Então, nunca deixar o joelho sem alongar. É muito importante alongar antes, durante o trabalho e depois que sair. É importante esse alongamento.
A terceira dica muito importante é você fazer algum tipo de atividade física. Tem muita gente é sedentária, não pratica atividade física. Então, é porque é importante. Nem que seja uma caminhada, mas é mais importante mesmo é atividade de fortalecimento. Pode ser uma academia, o Pilates, onde você quiser. Tem que fortalecer os músculos da coxa, da perna, porque você fortalecendo, você vai estar protegendo a articulação do joelho. Melhor ainda é consultar um especialista para que ele possa identificar quais os exercícios corretos para você.
O melhor nadador só está em quarto lugar, essa é a terceira dica. A quarta dica é você não engordar muito, perder peso. A perda de peso é importante porque diminui a sobrecarga articular. Diminui a pressão na articulação e isso aí vai ajudar bastante também.
E a quinta dica que não está tão relacionada a ficar tanto tempo sentado, mas é uma dica importante: se você tem escada no trabalho e você já força ficando muito tempo sentado e ainda força na escada, aí que as dores podem aumentar, pode vir a piorar. Então, evite ao máximo escada. Se você não tiver como pegar o elevador, tenta descer a escada fica lá e depois só desce quando precisar realmente. Não é bom ficar muito tempo sentado e utilizar em excesso a escada também e isso pode ser um fator importante para aumentar o risco de dores.
Então, essas são as cinco dicas principais para quem tem dor no joelho e trabalha muito tempo sentado. Se você gostou dessas dicas, não esqueça de deixar o seu like, inscreva-se no meu canal para receber as atualizações periódicas e também vá nas minhas redes sociais no meu Instagram, no meu Facebook, que você lá tem muita coisa bacana, muita dica que eu dou também. Tá, ok? Então até o próximo vídeo e fiquem com Deus.
Fonte: 5 dicas para quem TRABALHA SENTADO e SENTE DOR NO JOELHO. por Dr. Nicodemos Vaz