Pular para o conteúdo

Dor no dorso do pé: Causas e tratamentos eficazes.


Se você já teve dor no dorso do pé, aquela região que a gente chama de peito do pé, então eu sou Matheus Martinez, diretor de fisioterapia Pé Sem Dor. Então, aqui nesse vídeo, para falar justamente sobre esse tema com vocês.
O dorso do pé é essa região aqui que fica no meio do pé, composto por pequenos ossos. Para você entender melhor isso, eu gosto de dividir isso em dois problemas: os problemas traumáticos e os problemas crônicos.
Os problemas traumáticos são aqueles que são causados de forma aguda, como por exemplo uma lesão, um entorse, uma pancada ou uma queda. Já os problemas crônicos são coisas que acontecem ao longo do tempo, como alguma coisa que acontece por você correr demais ou ter uma pisada talvez um pouco errada, ou se o seu tipo de pé tem algum problema, isso pode causar problemas mais a longo prazo.
E quais são os principais desses problemas que causam dor no dorso do pé? Da parte traumática, o mais comum são os sintomas quando você torce o pé para um lado ou para o outro e também as pancadas. Algum pisão no pé pode machucar e o que acontece nesses casos é uma lesão ligamentar ou uma lesão do próprio osso, ou seja, uma fratura. E assim, pode ser que você nem consiga andar, e o primeiro sinal que você vai ver é se essa lesão foi realmente muito grave. Se você tem essa pancada ou entorses e não consegue nem apoiar o pé no chão, é legal você procurar um médico para fazer o exame e descobrir se você teve uma fratura ou uma lesão de ligamento.
Já os problemas mais crônicos não acontecem de uma hora para outra, não é num passe de mágica que você vai sentir a dor ou de repente em algum momento muito simples. Você vai começar a sentir a dor aos poucos e geralmente está ligado com dois grandes fatores: o seu tipo de pé e o tipo de pisada. Tem aquela pessoa que pisa mais para dentro, que a gente chama de pisada pronada, e a pessoa que pisa mais para fora. Geralmente quem pisa mais para dentro tem mais problema nesses ossos do meio do pé e quando a gente pisa, hora que o pé enrola muito para dentro nessa pisada, você tem uma sobrecarga muito grande nesses ossos e eles podem ficar comprimidos, gerando dor.
E para resolver esse tipo de problema, seja pela pisada ou pelo tipo de pé, a solução ideal é uma palmilha sob medida. A palmilha, como você pode ver aqui, tem um apoio do arco plantar e é feita exatamente do seu pé. Nesse caso, ela consegue controlar o movimento excessivo, fazendo com que sua dor seja resolvida. Além da palmilha sob medida, uma solução muito legal são exercícios. Existe algum exercício que você pode fazer que atua na musculatura intrínseca do pé. São pequenos músculos que a gente tem nessa parte aqui do só e alguns músculos que a gente tem na parte de cima que fazem com que o seu pé fique mais estável. Quanto maior estabilidade, menor a chance de os pequenos ossos movimentarem entre si e ter dor por impacto ou excesso de movimento. Então, se você fizer essas duas coisas, muitas são as chances de você não ter mais a dor no dorso do pé.
Eu espero que eu tenha conseguido ajudar você a entender um pouco mais o que é a dor no dorso do pé, o que você pode fazer, diferenciar a dor aguda da dor crônica, para poder ter a melhor solução. Eu vou deixar aqui um link para você clicar e poder agendar uma avaliação gratuita com os nossos especialistas para entender exatamente o que está errado com você e poder resolver o problema de uma vez por todas. Ah, e não se esqueça, se inscreva no canal para ficar por dentro de novos vídeos sobre outros temas e também pode mandar sua dúvida aqui no comentário que eu vou ter responder. Obrigado e até a próxima. Tchau!
Fonte: DOR NO DORSO DO PÉ: CAUSA E TRATAMENTO por Pés Sem Dor