Pular para o conteúdo

Dor nas pernas: causas e tratamentos


Olá pessoal, tudo bem? Muitas pacientes me procuram com uma queixa muito comum, eles chegam dizendo “Doutora, estou com muita dor nas pernas, o que pode ser?” E é sobre isso que nós vamos falar hoje.
Olá, eu sou Doutora Mayara, seu médico cirurgião vascular em nosso ar formada pela USP. E se você ainda não se inscreveu, convido você a se inscrever aqui no canal, ativar o Sininho para receber todas as informações atualizadas sobre a saúde vascular.
Dores nas pernas podem ser o sintoma de uma gama muito grande de doenças e neste vídeo vamos resumidamente esclarecer quais são as principais alterações que podem levar a dor nas pernas. Basicamente, de um modo geral, nós temos cinco estruturas nas pernas que, quando alteradas ou que tenham algum problema, podem levar a dor nas pernas. São essas: as veias, as artérias, os nervos, as estruturas osteomusculares e a pele. Cada uma dessas estruturas, quando alteradas, levam a um tipo diferente de dor nas pernas.
Primeiramente, vamos falar sobre as doenças vasculares de origem venosa. A dor nas pernas causadas pela chamada insuficiência venosa ou a doença das varizes têm as seguintes características: o paciente chega dizendo “Doutora, as pernas ficam muito cansadas e pesadas, principalmente ao final do dia, e melhora quando eu deito e faço o repouso com as pernas elevadas.” Pode ter ou não associada a inchaço das pernas. Na grande maioria das vezes, é uma dor crônica que vem piorando ao longo dos anos e acomete as duas pernas. Grande parte desses pacientes tem varizes visíveis nos membros inferiores, com aquelas veias dilatadas e esverdeadas.
Convido vocês a assistirem os outros vídeos em que falamos sobre as varizes de membros inferiores. Outra doença venosa que causa dor nas pernas é a trombose venosa profunda, que é quando um coágulo de sangue obstrui e leva à interrupção da passagem do sangue em uma determinada veia do sistema venoso profundo.
A doença vascular arterial mais comum que pode levar a dor nas pernas é causada pela obstrução das artérias, a chamada obstrução arterial crônica ou doença arterial obstrutiva. Nos médicos, nas fases iniciais, a dor acontece ao andar, a chamada claudicação intermitente. O paciente começa a andar normalmente e em determinado momento, sente uma queimação na panturrilha ou coxa e é obrigado a parar para se recuperar. Poucos minutos depois, a dor melhora e o paciente retoma sua caminhada normalmente até ter que parar novamente. Nas fases mais avançadas, a dor aparece mesmo ao repouso, a chamada dor de repouso. O pé pode ficar mais frio, um formigamento e até aparecer algumas áreas de cianose, ou seja, algumas áreas mais arroxeadas.
Essa doença comete principalmente pacientes tabagistas, diabéticos, hipertensos, sedentários e com colesterol alto. Doenças que causam as chamadas neuropatias, ou seja, que são alterações nos nervos, podem causar dor nas pernas, principalmente nas extremidades. Em geral, são dores associadas a sensação de formigamento. Em alguns casos, pode estar associada à perda da sensibilidade da sola dos pés. Casos graves podem levar à perda de força nas pernas. Paciente que tem diabetes descontrolado pode desenvolver o chamado pé diabético e queixar-se de dor e formigamento nos pés e nas pernas.
Doenças da coluna, como a hérnia de disco, que leva à compressão do nervo ciático, também pode levar a dor nas pernas. Nesses casos, a dor vem da coluna em geral na região lombar irradiada para a perna, principalmente pela face posterior e lateral.
Alterações musculares, nos tendões e nas articulações, são diagnósticos diferenciais para dor na perna. A dor muscular ou de tendões surge geralmente após o exercício mais intenso ou após um trauma local. Nesses casos, pode haver inchaço local associado e a dor piora muito com um movimento diferente da dor da insuficiência venosa, que tende a melhorar com o exercício e com o movimento. Já a dor articular, ou seja, na articulação do quadril, joelho, tornozelo, pode ser um desgaste na chamada artrose ou uma inflamação chamada artrite. Em alguns casos de artrite, pode ocorrer a chamada rigidez matinal, em que o paciente acorda de manhã e demora alguns minutos para que o paciente consiga se movimentar normalmente. Essas doenças são tratadas pelos colegas ortopedistas e reumatologistas.
Uma das causas mais frequentes de dor na perna são as alterações na pele e no tecido subcutâneo, que é o tecido de gordura abaixo da pele. São as erisipelas e celulites, que são infecções. Neste caso, ocorre uma dor de início agudo associada a vermelhidão da pele, aumento de temperatura do local e às vezes até inchaço. Se a infecção é grave, pode ocorrer até sinais sistêmicos de infecção como febre, taquicardia e calafrio. O médico deve ser sempre procurado rapidamente para que o tratamento seja iniciado.
Existem ainda dores nas pernas de causas não existem, ou seja, sem nenhum diagnóstico, nenhuma doença é detectada. Quando excluídas dessas causas orgânicas, pode estar relacionada à sedentarismo, sobrepeso, obesidade ou até ficar muito tempo em pé ou sentado. Nesses casos, apenas tirando esses fatores, já pode haver uma melhora da dor nas pernas.
Como vocês perceberam, existem muitas causas de dor nas pernas. Aqui nós falamos resumidamente sobre as principais delas. Por isso, é tão importante procurar um cirurgião vascular para que uma avaliação detalhada seja feita com exames complementares solicitados. E caso se identifique alguma causa não vascular de dor na perna, nós fazemos o encaminhamento ao especialista responsável pelo tratamento daquela doença.
Bem pessoal, espero que tenham gostado deste vídeo e que tenha sido esclarecedor. E você, conhece alguém que possa se beneficiar dessas informações, compartilhe este vídeo! Ouvido vocês mais uma vez, para se inscrever aqui no canal e seguir a gente no Instagram, acessar o meu site e deixar seus comentários. Sempre terei o maior prazer em responder todos. Um abraço e até o próximo.
Fonte: Dor nas pernas: o que pode ser? – Dra. Nayara Cioffi Batagini – Cirurgia Vascular e Endovascular por Dra. Nayara Cioffi Batagini – Cirurgia Vascular