Pular para o conteúdo

Dor de cabeça unilateral: causas e tratamentos com Dr. Paulo Faro, neurologista

Dor de Cabeça em um Lado Só – Causas e Compreensão

Você já teve aquela dor de cabeça que vem em um lado apenas, parece que a cabeça foi literalmente dividida, e a pessoa só sentindo dor daquele lado, o resto da cabeça fica livre? Quais são as principais causas da dor de cabeça de um lado só? Vamos mostrá-las aqui!

Primeiramente, é importante lembrar que, para o diagnóstico das dores de cabeça, uma das características importantes é a localização. Obviamente, que não apenas a localização da dor de cabeça vai definir o diagnóstico, mas é interessante porque tem tipos de dores de cabeça que são mais unilaterais e outros tipos que são mais bilaterais, então isso já nos ajuda na compreensão da causa dessa dor de cabeça.

Quando a pessoa fala que a dor é nesse lado, a pergunta seguinte que eu faço é: alterna de lado ou fica só aí? Ou seja, é uma dor unilateral fixa ou é uma dor unilateral alternante?

Se a pessoa fala que tem uma dor unilateral alternante, a primeira coisa que eu penso é a enxaqueca. Classicamente, a enxaqueca provoca dor de cabeça unilateral alternante. Mas se a pessoa fala que a dor é sempre aqui, nunca vai para trás, nunca vai para o outro lado, isso já me faz pensar em outras possibilidades e aumenta a chance da pessoa ter uma dor de cabeça que faz parte do grupo das cefaleias trigêmino-autonômicas, onde a principal é a cefaleia em salvas.

A dor de cabeça unilateral fixa vai nos fazer pensar em cefaleias trigêmino-autonômicas, como a cefaleia em salvas, ou outras possibilidades como a dor de cabeça cervicogênica, neuralgias ou cefaleias secundárias.

Portanto, a localização da dor nos ajuda a orientar o nosso pensamento e o nosso raciocínio diagnóstico, mas é importante lembrar que as características da dor de cabeça também são relevantes. E se você está com dor de cabeça de um lado só, procure um neurologista para orientação e tratamento adequados.

Fonte: Dor de cabeça de um lado só. O que pode ser? – Dr. Paulo Faro Neurologista por Dr. Paulo Faro – Neurologista