Pular para o conteúdo

Dor ao urinar: conheça as possíveis causas.

O que problemas podem deixar você com dor após urinar?

Olá, meu nome é Lucas Felipe Gomes e sou médico urologista da cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Neste vídeo, vamos comentar sobre alguns problemas de saúde que podem deixar você com dor após urinar.

Antes de continuarmos, se você ainda não é inscrito no meu canal do YouTube, Toque de Lojista, inscreva-se agora mesmo, ative as notificações e compartilhe este vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos para que essa informação útil consiga chegar ao maior número possível de pessoas.

A dor ao urinar, também conhecida como disúria, é uma queixa muito comum entre os pacientes que procuram um urologista. Existem algumas diferenciações que nos ajudam a entender melhor esse problema. A primeira delas é saber se essa dor ocorre no início ou no final do ato de urinar, pois isso muitas vezes nos faz pensar no local anatômico desse problema e nos ajuda a diferenciar o problema que está causando essa dor ao urinar.

Basicamente, quando a dor ocorre no início do ato de urinar, chamamos de disúria inicial, e o problema reside na uretra, o canal que leva a urina da bexiga para fora. Já quando a dor ocorre mais no final do ato de urinar, chamamos de disúria terminal e o problema está localizado na bexiga ou, nos homens, na próstata.

Geralmente, as causas de dor após urinar estão relacionadas a problemas que acontecem na próstata em homens e na bexiga, tanto em homens quanto em mulheres, pois esses órgãos, quando inflamados, costumam fazer com que o paciente sinta essas queixas.

Outro aspecto importante é saber diferenciar as principais doenças que ocorrem tanto em homens quanto em mulheres, pois a partir do que sabemos, entendemos que certas doenças vão acometer mais homens e certas doenças vão acometer mais mulheres que dão essa dor após urinar. Por exemplo, se uma mulher jovem e sexualmente ativa chega até nós com essa queixa de dor após urinar, a primeira coisa que devemos pensar é no quadro de cistite, que é a inflamação que ocorre na bexiga por uma bactéria do trato gastrointestinal. Já se um homem jovem apresenta queixas de dor ao urinar, principalmente se essa dor for no fundo do períneo na parte de baixo da barriga, pode ser prostatite.

Se o paciente também apresenta desconforto principalmente na bolsa escrotal e essa ardência for no término de fazer xixi, muitas vezes podemos pensar no acometimento do epidídimo, que é uma parte do testículo. Como essas doenças que ocorrem em homens jovens geralmente são causadas por doenças sexualmente transmissíveis, um quadro de prostatite, uma inflamação na próstata e até mesmo um quadro de epididimite, que é uma inflamação no testículo, podem ser uma causa de dor ao urinar após urinar em homens.

Se esse problema persistir, mesmo após instituir o tratamento apropriado, que geralmente é feito com o uso de antibióticos, devemos pensar em diagnósticos diferentes e muitas vezes aprofundar essa investigação através de exames complementares adicionais. É importante saber que qualquer problema que afete a próstata e bexiga em homens e a bexiga em mulheres é a causa mais comum da dor que ocorre após urinar.

Por isso, se você apresenta esse tipo de dor, é importante procurar um médico urologista para fazer uma avaliação e descobrir qual é a causa. Lembre-se: a prevenção é sempre a melhor opção!

Obrigado por assistir a este vídeo. Não esqueça de se inscrever no meu canal do YouTube Toque de Lojista, curtir e compartilhar este vídeo e deixar seu like se a informação foi relevante para você. Se tiver dúvidas, críticas, comentários ou sugestões, deixe nos comentários abaixo. Um forte abraço, fiquem com Deus e até o próximo vídeo.

Fonte: DOR APÓS URINAR: onde está o problema? por Toque de Urologista

Marcações: