Pular para o conteúdo

Dor abdominal em crianças: dicas da pediatria

Dor Abdominal – Dicas da Dra. Mônica

Você sabia que a dor abdominal é uma queixa muito comum no dia-a-dia do consultório pediátrico? A maioria dessas dores se refere a problemas não muito complexos, mas é importante ficar atento, pois em alguns casos pode sim estar relacionada a acometimentos agudos que comprometem a vida da criança ou doenças crônicas que podem ter graves complicações.

O diagnóstico depende das características da dor e pode ter suas origens relacionadas a diversos fatores, como infecções intestinais, úlceras de estômago, doença de Crohn, esofagite, intolerância à lactose, apendicite, cólicas, gases, entre outros. Além disso, outros sistemas além do digestório podem ser afetados, como o aparelho urinário e a pneumonia.

O tratamento deve ser específico para cada caso, dependendo da origem da dor. Doenças orgânicas cirúrgicas, como a apendicite aguda, devem ser resolvidas imediatamente após o diagnóstico, enquanto outras doenças orgânicas não cirúrgicas recebem tratamento com analgésicos, antibióticos se necessário, outros tipos de remédio e devem ser acompanhadas por um gastroenterologista pediátrico.

Por isso, se seu filho apresentar dores abdominais frequentes, sempre consulte seu pediatra de rotina para ver se todos os exames estão normais e verifique se há algum fator específico que possa estar causando a dor, como esforços físicos ou ingestão de alimentos específicos. E lembre-se, se algo anormal for observado, procure um médico imediatamente.

  • Assista todos os vídeos da Dra. Mônica no canal
  • Conheça o site pediatriatemporada.com.br
  • Agende uma consulta domiciliar

Código:

Fonte
Dor Abdominal em crianças #Pediatria por Pediatria Bem-humorada