Pular para o conteúdo

Doenças Genéticas

Genética: Doenças Genéticas e Terapia Gênica

Olá pessoal, hoje é mais uma aula introdutória do nosso curso de licenciatura em Biologia e vou abordar o tema das doenças genéticas. A genética é uma disciplina fundamental tanto para a biologia quanto para a medicina clínica, já que nossos tecidos e órgãos são controlados por genes e suas reações bioquímicas.

As doenças genéticas incluem desde doenças mendelianas até doenças numéricas cromossômicas, afetando diversas áreas como cardiopatias, diabetes, câncer e distúrbios psiquiátricos. Há grande importância nas pesquisas realizadas nas universidades em parceria com hospitais e médicos para aplicar esses novos conhecimentos na prática clínica.

A aula apresenta o mapeamento do gene em locais específicos no cromossomo como um elemento importante para identificação do gene responsável pela doença. Os estudos de herança de doenças nas famílias auxiliam na detecção de genes responsáveis por doenças desconhecidas, permitindo a identificação e a possibilidade de interferir em seus mecanismos fisiopatológicos.

O aconselhamento genético também é apresentado como uma possibilidade para famílias com histórico de doenças genéticas. A terapia gênica é um assunto bastante explorado e tem demonstrado resultados relevantes. Ela consiste na inserção de genes normais em pacientes, com objetivo de corrigir uma doença genética. É importante identificar e clonar o gene e suas regiões reguladoras antes de iniciar a terapia. Além disso, é imprescindível que as células-alvo sejam determinadas e que sua transferência seja restrita ao tecido ou órgão que apresentam o problema.

A terapia gênica já foi aprovada em mais de 1.800 testes clínicos em humanos, principalmente em doenças hereditárias, infecciosas, neoplasias, coronárias, artrite e doença renal. Nos Estados Unidos, já foram aprovados mais de 1.300 testes.

Para finalizar, o professor orienta os estudantes a manter a disciplina durante os estudos, reservando horários específicos para aprender e não deixar para estudar na última hora. Além disso, é importante fazer todas as tarefas propostas e não pular etapas, para não desperdiçar tempo e assimilar melhor o conteúdo.

Agora que você aprendeu mais sobre doenças genéticas e terapia gênica, coloque em prática essas lições para se tornar um profissional de sucesso e fazer a diferença na área da Biologia!

Fonte: Genética – Aula 08 – Doenças Genéticas por UNIVESP