Pular para o conteúdo

Doenças Cardiovasculares no Brasil: Episódio 1 da CHN Websérie com Dra. Katia Luz


Olá! Me chamo Kátia Luz, sou médica cardiologista e vou apresentar o primeiro episódio da nova série sobre cardiologia.
Música
Para começar, falaremos um pouco sobre as doenças cardiovasculares mais comuns no Brasil. As doenças cardiovasculares ganharam esse nome por afetar um dos órgãos essenciais para sobrevivência, que é o coração. As principais são hipertensão arterial sistêmica, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca e arritmias. Podem ser causadas por hábitos como o sedentarismo, tabagismo, alimentação rica em gorduras e açúcares, além de fatores genéticos que geralmente são mais rápidos.
A mais famosa dessas doenças é a hipertensão. Trata-se do aumento da pressão arterial que influencia diretamente no bom funcionamento do coração. O normal é que a sua pressão máxima esteja abaixo de 140 milímetros de mercúrio e a mínima abaixo de 90 milímetros de mercúrio. Logo, uma pressão arterial igual ou maior a 140 por 90 está alterada. Cerca de 24% da população brasileira adulta é hipertensa. Ela surge normalmente após os 50 anos para os homens e após os 55 anos para as mulheres. A doença é bem frequente na população negra, podendo aparecer em faixa etária mais jovem. Além dos fatores de risco já citados, de estágio e histórico familiar, sendo assim, recomenda-se para o grupo com pai e mãe pertencentes à aferição da pressão arterial a partir dos 20 anos pelo menos uma vez ao ano.
A doença arterial coronariana é causada pelo acúmulo de gordura nas artérias que interfere no fluxo normal do sangue. Quando há obstrução parcial coronariana, surge um sintoma que é chamado de angina, uma dor no peito causada pelo esforço. Quando há obstrução total da coronária, ocorre o infarto agudo do miocárdio. Nesse caso, é preciso procurar ajuda médica imediatamente. É importante salientar que a dor do infarto difere da dor da angina porque ela não cessa com repouso, ela é prolongada, desaparecendo os primeiros cuidados hospitalares.
As causas mais comuns de deficiência cardíaca são hipertensão arterial sistêmica não controlada e doença coronária. Isso acontece devido ao enfraquecimento do músculo cardíaco causando a dilatação do coração, o que prejudica a distribuição do sangue para o restante do corpo. É o famoso coração grande.
Existem arritmias que são benignas e não causam problemas ao organismo. Existem arritmias malignas que precisam ser tratadas pelo especialista. As arritmias são mudanças no ritmo dos batimentos cardíacos. Essas mudanças podem ser aumento do ritmo que são os taquicardias ou a diminuição no ritmo que são os bloqueios.
Continue acompanhando a nossa série. Obrigada e até breve.
Música
Aplausos
Risadas
Música
Fonte: CHN Websérie – Episódio 1 – As doenças cardiovasculares mais comuns no Brasil (dra. Katia Luz) por CHN – Complexo Hospitalar de Niterói