Pular para o conteúdo

Doenças associadas ao câncer de estômago.

Música

Essa é uma conclusão bastante frequente: nós temos a gastrite aguda, que é o que a maioria da população se refere, e ela não está relacionado ao câncer de estômago. Agora, existem outros tipos de gastrite, mas que em comum têm a causa crônica. Esta sim, pode ocasionar câncer.

O refluxo, por exemplo, é considerado um sintoma e pode ser um sintoma de câncer. Por exemplo, pode ser sintoma de uma doença que facilita a volta do alimento para o esôfago. Mas existe também a doença do refluxo, uma doença que a todo momento ocasiona a volta do ácido para o esôfago e isso pode ocasionar câncer de esôfago e câncer do estômago.

Sim, é verdade. Nós temos como causa de câncer, dentre os fatores que eu disse ambientais, uma bactéria conhecida como H.pylori ou Helicobacter pylori, que está francamente relacionada ao aparecimento de câncer.

Já o que importa é a gente saber disso é que nem todas nem todos os tipos de gastrite são causadores e desenvolvedores do câncer. Não precisamos e não devemos tratar todos os tipos de H.pylori. Estudos bastante amplos têm sido realizados que talvez consigam elucidar melhor esse tema, mas por enquanto, nós não temos com clareza os grupos mais se beneficiaram desse tratamento.

Do outro lado, há alguns vírus que também podem ocasionar o câncer de esôfago. Esses vírus ainda carecem de maiores estudos, mas estão, até o momento, sendo relacionados ao processo. Estão falando ainda sobre o H.pylori. Nós não temos estudos que nos esclareçam de qual forma nós contraímos o H.pylori ou seja, de qual forma o nosso estômago terá sido infectado por essa bactéria. Acha que num momento não distante nós saberemos melhor. Mas o que a gente sabe é que essa infecção ocorre geralmente na infância e quanto mais precoce ela ocorre, maior o risco de desenvolver doenças como câncer.

Fonte: Câncer de estômago | Doenças relacionadas por Hcor