Pular para o conteúdo

Doença periodontal: sintomas, causas e tratamentos – Dra. Cíntia Amorim – Adornare

Olá pessoal, aqui é a doutora Cíntia Moinhoso, dentista especializada em odontologia estética. No vídeo de hoje, vamos esclarecer uma dúvida muito pertinente sobre como diagnosticar a doença periodontal.

A doença periodontal pode ser diagnosticada de duas formas: através do exame clínico, durante o qual o dentista sonda o sulco gengival, e através do exame radiográfico, que permite verificar se a perda óssea está ativa ou estabilizada. O exame radiográfico fundamental é o levantamento periapical de boca toda, que é capaz de mostrar o tamanho da perda óssea.

É importante destacar que tanto um periodontista quanto um clínico geral podem diagnosticar a doença periodontal. Mas, caso seja identificada uma bolsa periodontal ou perda óssea, é indicado encaminhar o paciente para um especialista em periodontia para tratamento.

É importante destacar que o cálculo não é um indicativo certo de doença periodontal, uma vez que existem pacientes com muito cálculo e pouca doença, assim como pacientes com pouquíssimo cálculo e muita perda óssea.

Espero ter ajudado a esclarecer essa importante dúvida. Se tiverem mais perguntas, deixem nos comentários. Não esqueçam de dar like e compartilhar com seus conhecidos. Até o próximo vídeo!

Fonte: Como Saber se Tenho Doença Periodontal? Gengivite ou Periodontite – Dra. Cíntia Amorim – Adornare por Adornare Odontologia Estética