Pular para o conteúdo

Doença obstrutiva das carótidas: cirurgia vascular e endovascular com Dra. Nayara Cioffi Batagini.


Olá, eu sou Doutora Mayara, médica cirurgiã vascular com especialização em vasculare formada pela USP. E hoje vamos falar sobre a doença obstrutiva das carótidas e os seus fatores de risco.
As carótidas são as artérias responsáveis por levar sangue rico em oxigênio para o cérebro. Nós temos duas artérias carótidas, uma de cada lado do pescoço. Elas são responsáveis pela irrigação da porção anterior do cérebro. Nós temos também duas artérias menores chamadas de artérias vertebrais que sobem em direção ao crânio para irrigar a porção posterior do cérebro.
A aterosclerose é uma doença sistêmica que pode ocorrer em qualquer artéria do corpo, como por exemplo nas artérias coronárias, nas artérias do cérebro e nas artérias dos membros inferiores, o que leva à doença obstrutiva arterial periférica que já conversamos no vídeo anterior.
O problema é que quando a aterosclerose atinge as artérias carótidas, o sangue rico em oxigênio é diminuído para o cérebro. Quando esse estreitamento está mais avançado, pode levar a um AVC ou acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame, o que pode trazer sérias consequências por um indivíduo ou até mesmo óbito.
Essas placas de gordura também podem soltar pequenos fragmentos, as chamadas microembolizações, para o cérebro, que também pode causar um AVC. Por esse motivo, nós temos que prevenir essa doença e quando essa já existente, fazer o diagnóstico precoce para que o tratamento seja mais rapidamente instituído.
Os principais fatores de risco para a obstrução das artérias carótidas são os mesmos para obstrução das outras artérias do organismo, como por exemplo a hipertensão arterial descontrolada, o diabetes controlado, níveis muito altos de colesterol, o tabagismo, sedentarismo e a obesidade.
Esses fatores de risco são controláveis através de hábitos de vida saudáveis, como por exemplo praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada e através do tratamento das doenças como a hipertensão e o diabetes.
Faz parte do check-up calcular a avaliação da matéria ótima em pacientes com fatores de risco. E se você tem mais de 65 anos e tem um desses fatores de risco que eu mencionei anteriormente, você deve fazer check-up vascular. Pois essa doença quando identificada nas fases iniciais, em que ela ainda é assintomática, já pode ser controlada.
A avaliação dessa doença, além do exame físico, nós também realizamos ultrassom doppler das artérias carótidas. Nas mais avançadas dessa doença, nós fazemos o tratamento cirúrgico para prevenir um AVC ou derrame.
Um abraço.
Fonte: Doença Obstrutiva das Carótidas – Dra. Nayara Cioffi Batagini – Cirurgia Vascular e Endovascular por Dra. Nayara Cioffi Batagini – Cirurgia Vascular