Pular para o conteúdo

Documento da Saúde confirma eficácia da cloroquina

Nota Técnica do Ministério da Saúde sobre o uso de medicamentos contra a Covid-19 e a vacinação

Uma nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde, assinada pelo secretário de Ciência Tecnologia e inovação e insumos estratégicos em saúde, Hélio Angotti Neto, afirma que a hidroxicloroquina tem efetividade no combate à Covid-19, mas a vacinação não. O posicionamento está em um documento usado para barrar recomendações da Conitec que contra indicavam o uso do chamado “kit Covid”.

A efetividade da hidroxicloroquina

Na nota técnica, há uma tabela com as propostas de enfrentamento à Covid-19 e as recomendações para o tratamento da doença. Nela, o Ministério afirma que a hidroxicloroquina tem efetividade em estudos controlados e randomizados, além de que há demonstração de segurança em estudos experimentais e observacionais.

A posição da Anvisa

Sobre a nota técnica, a diretora da Anvisa, Muse Freitas, afirmou que a posição da agência é de reafirmar que a vacinação é a melhor estratégia de enfrentamento à Covid-19.

“Vamos ver essa nota como uma grande surpresa. Nós estamos ampliando a vacinação no Brasil e reitera-se a todo momento que as vacinas têm qualidade, com estudos controlados e randomizados”, disse ela.

Esclarecimentos do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde disse que “em nenhum momento afirmou que medicamentos contra a Covid-19 são seguros para tratamento da doença, nem questionou a segurança das vacinas, que é testada pela agência reguladora”.

A interpretação segundo o Ministério foi retirada erroneamente de uma manifestação de nota técnica da Secretaria de Ciência Tecnologia e inovação e insumos estratégicos. A secretaria informou que, observada isoladamente, não traduz o real contexto explicitado no próprio texto.

A interpretação de que ela afirma a existência de evidências para o medicamento cloroquina e não existência de evidências para vacinas é errada e descontextualizada”, afirmou o Ministério.

O tratamento da Covid-19

Quando o paciente precisa ser tratado da Covid-19, o medicamento autorizado a ser utilizado é a critério médico, considerando a realidade clínica do paciente e sua evolução. Não existe uma receita padrão para tratar a doença.

  • Reitera-se que a vacinação é a melhor estratégia de enfrentamento à Covid-19.
  • Os medicamentos contra a Covid-19 são autorizados a serem utilizados a critério médico.
  • Não existe uma receita padrão para tratar a Covid-19.

Fonte
Documento da Saúde defende efetividade da cloroquina | CNN DOMINGO por CNN Brasil