Pular para o conteúdo

Distúrbios do Sono no Parkinson: Comportamento do Sono REM e Outros Problemas


É bem evidente no universo do parto que o sono é um dos sintomas mais relevantes. Estudos mostram a importância dos distúrbios do sono e realmente alguns pacientes só de roncar podem ter apneia obstrutiva. Eles podem ter uma insônia e às vezes os que não têm esse distúrbio com portal do sono REM podem ter uma sonolência diurna. Essa questão do distúrbio com portal do sono REM geralmente tem um parceiro que nunca dorme na mesma cama porque é chutado ou toma soco, e isso é uma queixa que os familiares geralmente trazem.
Frequentemente o paciente dorme no mesmo quarto, mas não dorme na mesma cama. “Olá, minha mãe tem medo de dormir com meu pai, provavelmente ela tem medo é porque antes sobre o comportamental do sono REM mesmo tá”; então vem é o momento do sono em que a gente movimenta os olhos lá cone fechado e o corpo tá paralisado, no distúrbio do reino o paciente mexe, encontra ele deveria estar parado, tá certo, é um ele mexer geralmente o conteúdo do sonho, um sonho muito vivo né ele tem duas vezes e quase um pesadelo né. E isso acompanha o paciente durante a noite. Quando vai chegando de manhã, o paciente tende a geralmente o andamento quer dar mais né, o fenômeno que eles têm que sonha que está caindo, às vezes pode até cair da cama.
No geral, os pacientes durante o dia tendem a ter uma sonolência. O que eu gostaria de chamar atenção é do som da Lei. Esse componente comportamental pessoal dormir é um hábito, tá igual a gente tem hora para comer, a gente também tem que ter hora para dormir. Se você dorme durante o dia todo e você tira cochilo durante o dia todo como chegar à noite você não tem sono ou você atrasa o início do sono. Quando você atrasa o início do sono você está está atrapalhando uma coisa que chama ritmo.
O sono é o momento de restauração de todas as funções vitais do corpo humano. É um momento em que a nossa dopamina produzida pelos as nossas memórias são fixadas, é o momento em que nosso corpo tira tá relaxar paradescansar que a musculatura se restaura. Como que isso é organizado? Isso é organizado por meio da luz do dia e por meio da escuridão. Então, pessoal, se a pessoa fica dormindo o dia todo, fica de olho fechado, ela não se expõe à luz do dia, como chegar de noite para o horário dela descansar, ela não tem a necessidade fisiológica de descansar e aí os ritmos de todo o organismo começam a acidez ordenar acerta.
O princípio básico do paciente que tem doença de Parkinson que tem distúrbio do sono seja ele qual for, o paciente tem que ter horário para acordar- o horário para dormir. A luz do sol pessoal ela é benéfica, então tem estudos que mostram o quanto mais exposição à luz solar eu consigo organizar melhor os ritmos fisiológicos localiza o paciente no parque, então você tem que ter horário.
Para as vezes que o paciente falou assim, né? Mas tadinho tá cansado, deixa ele dormir durante os dias não. Durante o dia é para ele ficar ativo, é o dia e o horário que ele vai fazer assim habilitações, ele vai se ocupar, acabar de fazer uma palavra cruzada, vai estudar uma coisa, vai pintar, ele vai ficar ocupado por evitem a questão de cochilos durante o dia, você pode tirar um cochilo depois do almoço e 30 minutos, tem problema ela não pode é você, pegar depois do almoço e dormir 3 horas, tá certo? Isso atrapalha muito o ritmo do som.
Então você vai ter horário para acordar, tirar um cochilo leve à tarde, e durante a noite você vai se preparar para dormir à luz como eu falei para vocês, ela serve para avisar o nosso organismo que a gente está acordado tá ativo. A escuridão serve para o nosso organismo diminuir as atividades, relaxar e dormir.
Então, pessoal, quando vai dando 8, 9, 10 da noite, existe uma liberação de um hormônio chamado melatonina. É um hormônio natural que todo mundo tem e começa a ser liberado quando a luminosidade do dia baixa, passado algumas duas, três horas que a melatonina sob a gente entra naquela fase de sonolência enorme que que acontece quando a gente fica exposto à luz do celular, luz elétrica nos mande casa, luz de televisão.
Essa iluminação ativa nossa retina, ativa nossa vista e bloqueia a liberação da melatonina. O que vai acontecer? O paciente começa a desenvolver insônia. O sono dele vai ser não reparador. Ele vai começar a cochilar, mas não consegue aprofundar o sono que ele precisa de melatonina. Então você que é familiar ou você quer paciente com doença de Parkinson, reveja sempre os seus horários. A gente acredita que várias pesquisas mostram que o sono tem um efeito neuroprotetor e ele é capaz de proteger os nossos neurônios contra diversos danos celulares.
A gente não sabe ainda se conseguir controlar o sono realmente impede a progressão da doença de Parkinson, mas a gente acredita que dormir bem tem um efeito benéfico sim em impedir a progressão dos sintomas. Então você vai regularizar seus sono, tomar os cuidados com a luz, tomar os cuidados com a hora de acordar e, por último, uma coisa que ajuda muito, a seguinte, para sempre tem gente que às vezes deita E aí dentro da cinco minutos levanta. Então essa pessoa o quarto foi feito para dormir e eu não vou assistir televisão, você vai botar uma música relaxante, você vai escurecer, deixar o quarto todo escuro, com uma luz às vezes no corredor para você poder levantar e o banheiro. Aí sim, você vai relaxar. Se você não conseguir dormir, você não vai ficar revirando na cama, você vai levantar, higienização dos pontos mesmo bom dia, que a gente do sono, você vai levantar e vai pensar, ler um livro na sala, relaxar.
Se você relaxou, você volta para o quarto. O quarto é um lugar sagrado para dormir, isso vai ajudar você a regularizar o seu sono.
Fonte: Sono no Parkinson – Distúrbio Comportamental do Sono REM e Outros Distúrbios do Sono no Parkinson por Dr Diego De Castro Neurologista