Pular para o conteúdo

Disfunção diastólica do ventrículo esquerdo: entenda as causas e sintomas.


Seja muito bem-vindo! Este é o meu canal sobre saúde cardíaca. Hoje quero responder uma pergunta que recebemos com frequência: “devo me preocupar com a alteração dos meus exames?”. É muito comum pacientes nos enviarem mensagens perguntando se devem se preocupar com algumas alterações nos exames ou se o médico está certo em falar sobre o assunto. Como profissional da saúde, não posso comentar sobre casos específicos, mas posso fazer vídeos comentando as principais alterações dos exames.
Uma das alterações que quero falar com vocês hoje é sobre o relaxamento do coração ou disfunção diastólica. Para entender melhor, vamos começar com uma imagem de um ecocardiograma, que é o principal exame para diagnosticar problemas cardíacos. Nessa imagem, podemos ver o coração batendo e se contraindo e relaxando. O movimento de relaxamento é muito importante para o coração, pois é quando ele recebe energia para voltar a contrair.
Quando há uma alteração no relaxamento do coração, isso pode causar problemas, como falta de ar. A essa alteração chamamos de disfunção diastólica ou insuficiência diastólica. Existem dois tipos: o déficit de relaxamento e o de complacência, sendo o primeiro mais comum. Essa alteração está relacionada às doenças de base que levam a problemas cardíacos, como a hipertensão e o sedentarismo.
O tratamento para esse problema é cuidar das doenças de base e, muitas vezes, uma mudança de estilo de vida, como emagrecer e fazer atividade física, pode ajudar a reverter a alteração. Quanto mais jovem for o paciente, maiores são as chances de reversão.
Fonte: Entenda alteração de relaxamento ou disfunção diastólica do ventrículo esquerdo. por Meu Coração Saudável