Pular para o conteúdo

Diferenças entre Síndrome do Intestino Irritável e Doença Inflamatória Intestinal.

E aí pessoal! Vamos conversar um pouquinho sobre síndrome do intestino irritável e doença inflamatória intestinal. Muitas pessoas me perguntam qual é a diferença entre essas duas doenças. Na verdade, a síndrome do intestino irritável se manifesta de forma muito semelhante à doença inflamatória intestinal porque ela pode cursar com diarreia. No entanto, a síndrome do intestino irritável tem como foco de manifestação a dor abdominal intermitente, ou seja, normalmente vem crises de dor acompanhadas de alteração de hábito intestinal, tanto diarreia quanto constipação. Tem pacientes em que o quadro é predominado pela diarreia, outros pela constipação ou ambos, às vezes alternando entre uma situação e outra.

A grande questão da síndrome do intestino irritável é que nos exames de imagem, sejam eles colonoscopia, enteroscopia, tomografia ou ressonância magnética, não há detecção de nenhuma alteração, lesão ou informação. Isso porque sabe-se que o intestino irritável se manifesta muito mais através de alterações de movimentação, funcionamento e percepção de estímulos que normalmente existem no nosso organismo, como a distensão por gases e a movimentação intestinal. Isso é percebido pelo nosso cérebro de uma forma distorcida, alterada e muitas vezes até exacerbada. Então, às vezes, a gente tem dor não porque temos uma inflamação, um tumor ou qualquer coisa parecida, e sim porque aquele estímulo é percebido pelo cérebro como uma coisa exagerada, um estímulo doloroso, enquanto normalmente não seria assim. Essa é a grande diferença entre as duas doenças ou categorias de doença, sendo que o intestino irritável não tem um substrato orgânico identificado, ou seja, os exames acabam dando normais, mas a gente tem que entender, conversando com o paciente, o mecanismo dessa doença.

Neste cenário, é interessante a calprotectina fecal, porque como não há processo inflamatório no intestino quando estamos conversando com o paciente e suscita a dúvida entre a possibilidade de doença inflamatória intestinal e síndrome do intestino irritável, a calprotectina fecal é um exame bastante simples que consegue com acurácia de 97% diferenciar uma situação da outra. Ou seja, no intestino irritável, a calprotectina fecal é normal e na doença inflamatória intestinal, ela é alterada, é aumentada. Isso pode ser na no processo de investigação dessas duas doenças, a calprotectina fecal realmente pode nos ajudar muito no diagnóstico diferencial, mesmo antes de fazer exames invasivos.

Espero ter esclarecido algumas coisas para vocês! Até o próximo, tchau tchau!

Fonte: Síndrome do Intestino Irritável x Doença Inflamatória Intestinal por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo