Pular para o conteúdo

Diferença entre dor de cabeça e enxaqueca: saiba mais

A dor de cabeça e enxaqueca são a mesma coisa?

Nesse vídeo, vou explicar se a dor de cabeça e enxaqueca são a mesma coisa e os cinco principais gatilhos que podem desencadear uma crise, além de dar dicas para evitar que ela aconteça. Muitas pessoas acreditam que a dor de cabeça e enxaqueca são a mesma coisa, mas isso não é verdade. A dor de cabeça pode ser um sintoma da enxaqueca, que é uma doença. Os sintomas da enxaqueca vão aparecendo aos poucos, principalmente na região da cervical, pescoço e ombros. Uma mudança de humor aqui, uma tensão muscular ali e de repente você fica mais sensível à luz, aos sons altos e cheiros fortes. Parece que você está no pior dia da sua vida. Às vezes, a dor é tão intensa que literalmente parece que tem uma escola de samba dentro da sua cabeça. Nesses dias, infelizmente, algumas pessoas chegam a enjooar e até mesmo vomitar. A vida da pessoa com enxaqueca não é fácil, mas agora eu tenho algumas dicas para ajudar a amenizar as crises mais pesadas.

Os cinco principais gatilhos da enxaqueca

Os cinco principais gatilhos da enxaqueca são:

  • Stress
  • Mudanças climáticas
  • Mudanças hormonais
  • Jejum prolongado
  • Privação do sono

A enxaqueca pode vir pelos seus genes de forma hereditária ou pela forma que o seu cérebro funciona. Nesse caso, você pode ter um cérebro que é mais sensível a alguns estímulos e quando ele recebe determinados fatores externos, sendo os cinco principais gatilhos, ele encontra na liberação de substâncias inflamatórias dos seus nervos a forma de avisar o seu corpo. Isso que causa a dor. Infelizmente, não existe nenhum exame específico que detecta enxaqueca, mas a enxaqueca tem tratamento sim. Só não vá cair naquela velha cilada de tomar remédio por conta própria, pois isso pode causar efeito rebote e mascarar os sintomas por um tempo, até que a doença volte com tudo. Na dúvida, procure sempre um médico especialista.

Dicas para evitar a enxaqueca

Para evitar que a enxaqueca chegue a fase aguda, vale a pena investir em novos hábitos. Alguns deles incluem:

  • Fazer yoga ou exercícios aeróbicos
  • Diminuir suas fontes de estresse
  • Se alimentar melhor
  • Beber água – uma pessoa bem hidratada não quer guerra com ninguém

E você, já teve enxaqueca? Conta aqui embaixo nos comentários e não esqueça de deixar seu like, se inscrever no canal e ativar o sininho para receber todo o conteúdo em primeira mão. Até a próxima!

Fonte: Dor de cabeça ou enxaqueca? Entenda a diferença! por Minha Vida