Pular para o conteúdo

Dicas práticas de alimentação saudável para idosos em 5 passos.

Alimentação Saudável para a Terceira Idade

Muitos chamam de terceira idade, outros chamam de melhor idade, mas isso não importa muito. O que importa é como você vai encarar essa etapa da vida. Esse é um período no qual devemos ter certos cuidados e é quando os alertas com a saúde podem aparecer com mais facilidade. E um desses cuidados que merecem uma atenção especial é a alimentação.

Sabemos que, com o passar dos anos, as rotinas alimentares mudam. Isso acontece porque o paladar sofre alterações gustativas. Às vezes, a vontade de comer alimentos mais doces aumenta e quando cedemos a esse desejo com frequência, isso pode nos levar a tão temida diabetes. Já algumas pessoas sentem mais vontade de comer alimentos salgados, o que pode causar um aumento da pressão arterial. Ambos casos podem acarretar em consequências irreversíveis à nossa saúde.

Por isso, manter uma rotina alimentar equilibrada, de preferência com orientações sobre a variedade dos alimentos e os horários das refeições, é super importante. Essa alimentação deve incluir os mais diversos grupos de nutrientes dentro de um cardápio variado, saudável e saboroso, porque isso vai despertar o interesse e o prazer pela comida.

Alimentos não recomendados para os idosos

Um assunto que não abordamos muito são os alimentos que não são recomendados para os idosos. Muita gente costuma dizer que as comidas proibidas são as mais gostosas, mas não é bem assim. Ingerir culturas em excesso e bebidas alcoólicas depois dos 50 anos, por exemplo, é um dos hábitos que devem ser evitados. Afinal, o corpo não é mais o mesmo de 20 anos antes e o metabolismo também mudou.

Os alimentos refinados ultra processados não fazem bem em uma idade. Eles diminuem o funcionamento do organismo, têm uma carga grande de conservantes, açúcares, gorduras, sódio e substâncias nocivas ao organismo. O mesmo acontece com alimentos refinados, principalmente os fabricados com farinha branca, que acabam atrapalhando o processo digestivo.

Dicas práticas para garantir uma boa nutrição depois dos 60

  • Alimentar pelo menos três vezes ao dia. O café da manhã, o almoço e o jantar são as refeições fundamentais para o funcionamento regular do organismo. Mas, se for possível, faça dois lanchinhos intermediários durante o dia.
  • Comer alimentos naturais sempre. Buscar os alimentos naturais valorizando os cereais (arroz, milho, trigo), todos na sua forma integral. Eles são nutritivos, grande fonte de energia.
  • Ingerir mais ferro. Feijão, couve, espinafre, alimentos ricos em ferro, nos ajudam a prevenir a anemia e a discalcificação dos ossos. Por isso, não podem ficar fora do cardápio.
  • Consumir arroz e feijão diariamente. Essa clássica combinação dos brasileiros é essencial para garantir mais energia para as atividades. Essa dupla é rica em aminoácidos e proteínas e ainda conta com muitas opções de refeições, por exemplo: carioca, o branco, preto, o feijão de corda e vários outros.
  • Abusar dos legumes, frutas e verduras. Esses alimentos são excelentes fontes de vitaminas e fibras e é essencial para o bom funcionamento do organismo. Uma boa pedida é fazer saladas coloridas e saudáveis, variando os ingredientes como tomate, cenoura, pepino, alface, agrião, abacaxi, manga. O prato pode ser acompanhado por um delicioso desintoxicante suco de limão adoçado com açúcar mascavo ou adoçante natural à base de sucralose. Fica aí a dica!

Por hoje é só, mas se você gostou, compartilhe em suas redes sociais para mais pessoas saberem sobre a importância da alimentação saudável nessa fase da vida. Espero no próximo vídeo!

Fonte
Alimentação saudável para idosos – Siga esses 5 passos por NAMU