Pular para o conteúdo

Dicas para Provas: Saúde do idoso e demências irreversíveis.

E aí pessoal, tudo bem? Sou a professora Valéria Aguiar e tenho trabalhado algumas disciplinas com vocês. Atualmente, estamos trabalhando saúde do idoso e lembrei que tinha uma dica para vocês. Quando eu falei com vocês, não sei se lembram, frisei alguns tipos de demência que são mais importantes e reversíveis ou não. Trouxe um exercício pra gente, só para relembrar o conteúdo.

Então, pessoal, o exercício é bem simples. A pergunta é:

“São doenças crônicas irreversíveis que acometem a pessoa idosa?”

a) Hipertensão cerebral e doença de Pic-nic

b) Tremores e hipertensão cerebral

c) Demência vascular

d) Dificuldade de movimentos e falar em tendências copo(s) de vinho

Vocês já entenderam, né? A ideia é confundir vocês, mas vamos lá. Cada um de nós troca conteúdos para que vocês possam assimilar melhor.

Quando estamos falando de tipos de demência reversíveis, é fundamental que estejamos cientes do que cada uma acomete imediatamente e de que forma aparecem.

A doença de Alzheimer, por exemplo, uma característica é o início insidioso e gradativo, ou seja, vai progredindo no adoecimento e nas manifestações. Apresenta, também, perda de memória e do domínio cognitivo que também é lento e progressivo.

Já a demência vascular, que é o segundo tipo de demência que mais aparece no idoso, se dá pela característica de ter episódios vasculares. Além disso, tem a alteração vascular e pode apresentar teste cognitivo e déficit motor.

A doença de Pique merece atenção, pois pode ter alteração de linguagem, mas a característica principal é a mudança na personalidade e comportamentos, principalmente comprometimento de memória e hipersexualidade. Normalmente, a partir dos 45 anos é quando começam a aparecer os sintomas.

Agora, vamos à pergunta: “São doenças crônicas irreversíveis que acometem a pessoa idosa?”

A letra A, hipertensão cerebral e doença de Pic-nic, está fora, pois são manifestações.

A letra B, tremores e hipertensão cerebral, também está fora, pois a hipertensão é uma manifestação.

A letra C é a resposta correta, demência vascular.

A letra D também está fora, pois além de falar de manifestação, há a referência a “tendências copo(s) de vinho”, o que não faz sentido.

Não podemos esquecer que a demência vascular é traçada como irreversível, mas em alguns quadros pode haver melhora, porém, infelizmente, ela acaba se qualificando.

Pessoal, espero ter esclarecido as dúvidas e ajudado vocês no estudo sobre os tipos de demência. Continuem se preparando para futuros concursos.

Até a próxima!

Fonte: Saude do Idoso – Demências Irreverssiveis – Dica de Prova por Prepara Enfermagem – EnfConcursos Concursos