Pular para o conteúdo

Dicas para prevenir sífilis congênita.

Você sabe o que é sífilis congênita? Não? Venha assistir esse vídeo que eu vou te contar!

Música

Olá, eu sou doutora Luciana Guerreiro, a médica pediatra, sua mãe, sua amiga e sua querida que sempre trazendo uma dica toda semana com um vídeo novo pra você.

Hoje o papo é sério! A gente está no mês de outubro que é o mês da campanha de conscientização contra sífilis congênita.

A sífilis congênita é quando a mãe grávida acaba se contaminando e pegando uma doença chamada sífilis, uma doença sexualmente transmissível, que teoricamente seria de fácil tratamento. O problema é que na gestação, ela acaba passando essa doença pro bebê que está no útero.

E o que acontece? Essa doença que talvez seja um tratamento simples na gestação na mulher, mesmo na gestante, acaba sendo um problema sério, porque pode levar várias consequências graves para o bebê que está ali.

Essa informação pode dar lesão de pele, malformação congênita, pode levar inclusive a sequelas irreversíveis e até mesmo o aborto da gestação quanto o bebê morreu depois que nasceu.

Então, a sífilis congênita é a doença que o bebê pega de sífilis lá dentro do útero. A gente tem que evitar ao máximo viu, que não é brincadeira, não é bolinho.

E como é que a gente faz pra evitar que o bebê seja contaminado?

A primeira coisa é fazer o diagnóstico! Toda gestante deve fazer um teste rápido de sífilis, é um teste que tem gratuitamente nos postos de saúde. E se ela tiver, ela tem que fazer o tratamento, que também é simples!

Agora, se ela não fizer o diagnóstico, o bebê acaba sendo contaminado e aí a coisa fica muito mais sério.

Então, pra gente deixar nosso bebê no útero mais saudável evitando a sífilis congênita, é muito importante que você faça o pré-natal direitinho. Mas não basta que a mulher faça, é muito importante que o pai, chamando o papai aí, é importante que o papai também faça o teste de sífilis.

Porque se você grávida não tem sífilis, mas você tem um relacionamento sexual com seu companheiro que está contaminado, ele vai te contaminar e vai contaminar o bebê, podendo levar seu filho à óbito.

Então, é muito importante que o parceiro esteja e faça também um pré-natal, um exame de sífilis. Se você é solteira e tem mais de um parceiro, é indispensável que você use camisinha. Porque a camisinha evita o contágio de sífilis e assim evita também que o seu bebê já nasça contaminado.

Então, vamos cuidar! Esse é um mês de outubro da campanha contra sífilis congênita, uma doença que no Brasil está explodindo enquanto deveria estar sendo erradicada, está muito aumentando os números aí, infelizmente, e levando muitos bebês a óbito ou as sequelas irreversíveis.

Bom, é esse o recado: faça pré-natal e use sempre camisinha, é um bom aliado para a gente evitar deixar nosso bebê no útero tranquilo e muito mais saudável.

Se você gostou desse vídeo, venha conhecer mais o meu trabalho. Entre no site da minha área. Lá a gente tem livros, tem curso online, tem muitas coisas bacanas e também me siga na rede social. É um prazer que você esteja sempre pertinho de mim. Tchau até mais!

Fonte: Sífilis congênita previna-se! por Dra Luciana Herrero