Pular para o conteúdo

Dicas para cuidar da audição e prevenir problemas – DDS.


E aí, você já imaginou como seria sua vida sem conseguir ouvir nenhum som? Pode parecer algo bem difícil de se imaginar, mas saiba que esse problema é bem comum e pode acometer pessoas de todas as idades.
Segundo a OMS, no Brasil existem mais de 15 milhões de pessoas com algum grau de deficiência auditiva. Até 2050, apenas a audição poderá afetar mais de 900 milhões de pessoas.
O ouvido é responsável por detectar e transmitir o som para o cérebro, além de colaborar para o nosso equilíbrio corporal. A estrutura do ouvido é dividido em três partes: o ouvido externo, médio e interno.
O processo de escuta funciona da seguinte forma: o som atinge a orelha e viaja pelo Canal auditivo até o tímpano. O som faz o tímpano vibrar e repassar essas ondas para os ossículos que são martelo, bigorna e estribo, que amplificam esse som até 22 vezes. Após chegar ao ouvido interno, as cócleas, que são as células nervosas, são estimuladas e enviam uma mensagem sonora ao cérebro.
A saúde auditiva está totalmente ligada à preservação da saúde como um todo. Só com os cuidados adequados com a saúde auditiva é possível ouvir bem, se comunicar e evitar acidentes como quedas por falta de equilíbrio no trânsito.
Mas você sabe quais são as causas da perda auditiva? Esse problema pode ser congênito, quando se nasce com a falta de audição, ou por meio de doenças e maus hábitos adquiridos ao longo da vida.
As principais causas da perda auditiva são: doenças como diabetes, hipertensão e meningite, distúrbios neurológicos e tumores no canal, fatores genéticos, grande exposição aos ruídos e idade, traumas acidentes que causam o ferimento ou rompimento do tímpano.
A melhor forma de evitar os problemas auditivos é a prevenção. Por isso, evite sons altos e o uso excessivo de fone de ouvido, mantenha os cuidados com a saúde como fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável, mantenha a vacinação em dia para evitar doenças como a caxumba, gripe, meningite, rubéola, sarampo e tétano, que podem causar a perda auditiva. Tenha cuidado ao higienizar o ouvido com as haste flexíveis, realize exames periódicos e use protetores auriculares, mas não se esqueça de trocá-los ou higienizá-los com frequência.
Fique sempre alerta e se você estiver com dificuldades para ouvir o que as pessoas falam ao seu redor, acha que as pessoas falam muito baixo, aumenta o volume da televisão, rádio ou celular, precisa olhar no rosto das pessoas para entender o que elas dizem e para perceber os sons ao seu redor, uma visita ao médico pode ser necessária. A perda auditiva é um problema silencioso e pode demorar para ser percebido, por isso, a realização de consultas anuais com otorrinolaringologista é essencial para manter a saúde auditiva.
Cuidar da saúde também é cuidar da saúde auditiva. Lembre-se sempre disso!
Fonte: DDS – CUIDADOS COM A AUDIÇÃO por Leitura – Garantia da Receita