Pular para o conteúdo

Dicas para aliviar a dor no pescoço – Canal do Personal

Exercícios e alongamentos para quem tem cervicalgia

A cervicalgia, dor no pescoço como é popularmente conhecida, está diretamente ligada a diversos fatores como movimentos bruscos no pescoço, posição forçada por muito tempo, traumas ou alterações na escalação temporomandibular (ATM). Quem tem cervicalgia apresenta rigidez na região do pescoço e perda de mobilidade por causa da dor. Essa dor pode irradiar para a região das costas e dos braços e, em casos mais graves, pode ocorrer a cervicobraquialgia, onde ocorre a compressão de uma raiz nervosa.

Confira alguns exercícios e alongamentos para fortalecer a região cervical:

  • Apoie a mão direita na cabeça e faça uma tração para o lado direito. Sustente por 10 segundos, repita três vezes e faça o mesmo para o outro lado;
  • Com as duas mãos sobre a testa, pressione a cabeça para a frente e para trás. Repita três vezes por 10 segundos;
  • Com as duas mãos atrás da cabeça, tracione a cabeça para trás. Repita três vezes por 10 segundos;
  • Faça o alongamento para lateral, puxando a cabeça para o lado e permanecendo de 10 a 20 segundos na posição. Repita para ambos os lados;
  • Faça o alongamento para baixo para cima, com cuidado para não agravar a dor. Sustente por 10 a 20 segundos;

O professor pode realizar a técnica da toalha, rolando a toalha na região cervical e pressionando a cabeça para trás, aliviando a compressão dos discos intervertebrais. Também é possível fazer uma rotação lateral com a toalha na nuca. Lembre-se de que é importante trabalhar com força e geometria para não agravar a dor no pescoço.

Lembre-se de que esses são apenas exemplos de exercícios que podem ser realizados. O seu professor pode criar a melhor estratégia para aliviar a cervicalgia. A movimentação faz a diferença. Bons treinos!

Fonte: Como Aliviar A Dor No Pescoço – Canal do Personal por Canal do Personal Tv