Pular para o conteúdo

Dicas médicas para evitar a cólica renal.

Como evitar a formação de cálculos renais?

Olá, eu sou Doutor Tiago e sou médico urologista aqui em São Paulo. Hoje eu vou conversar com vocês sobre como evitar a formação de cálculos renais e como lidar com uma crise de cólica renal.

Todo paciente que sofre com cálculo renal conhece algumas medidas universais para evitar o surgimento de novas pedras. Algumas delas incluem beber água, evitar comidas com muito sal, melhorar a alimentação e praticar atividade física. Essas medidas funcionam basicamente para todos os tipos de cálculos e são conhecidas como medidas universais.

Mas será que existe algum remédio que ajude a evitar a formação de um cálculo renal? Vem comigo que eu vou te explicar quando e quais remédios utilizar nesse processo.

Primeiramente, é importante entender como se formam os cálculos renais e onde essas medicações vão atuar. O cálculo mais comum é o cálculo de Oxalato de cálcio, que é formado por um composto de um sal que se chama Oxalato de cálcio. Quando a urina começa a ficar muito concentrada, esse composto começa a precipitar e formar como se fosse pedrinhas, sais e cristais dentro do rim.

Os pacientes que sofrem com cólica renal deveriam seguir essas medidas universais para evitar a formação de cálculos. No entanto, algumas pessoas possuem uma maior tendência e precisam de medicamentos adicionais.

Quais remédios usar para evitar a formação de cálculo renal?

Antes de falar sobre essas medicações, é importante destacar que você não deve tomá-las sem a prescrição médica. Lembre-se sempre de procurar um urologista ou nefrologista para obter orientação.

Se você possui excesso de cálcio na urina, um medicamento que pode ser indicado é a hidroclorotiazida, um diurético que reduz a quantidade de cálcio na urina. Se você tem excesso de oxalato na urina, deve evitar alimentos ricos em oxalato. Além disso, a suplementação com cálcio e magnésio pode ajudar a reduzir a absorção de oxalato e, consequentemente, reduzir a excreção de oxalato na urina.

Em pacientes com excesso de ácido úrico na urina, pode ser indicado o tratamento com alopurinol e citrato de potássio. Já para os pacientes que têm baixo citrato na urina, podem ser indicados a suplementação com citrato de potássio (Litocity) e hidroclorotiazida.

Por último, em pacientes que possuem cálculos de ácido úrico, pode ser necessária uma terapia para aumentar o pH da urina, utilizando o bicarbonato de sódio e o citrato de potássio.

O que fazer durante uma crise de cólica renal?

Durante uma crise de cólica renal, é recomendado que você tome analgésicos para aliviar a dor, beba muita água, evite alimentos com alto teor de sódio e procure atendimento médico imediatamente. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma intervenção médica para remover o cálculo renal.

Lembre-se sempre de que essas medicações devem ser prescritas por um médico após uma avaliação individualizada. Além disso, é importante fazer o controle periódico dessas medicações para monitorar a eficácia do tratamento.

Espero ter tirado suas dúvidas sobre como lidar com a cólica renal e como evitar a formação de cálculos renais. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários!

Fonte: Evite a Cólica Renal fazendo isso | DICAS MÉDICAS por Dr. Tiago Guirro – Urologista