Pular para o conteúdo

Dicas infalíveis do Dr. Lucas Fustinoni para combater aftas 54 caracteres

Como combater aftas na boca

Hoje no Canal Éclairé, a gente vai dar algumas dicas de como combater aquelas aftas chatas que aparecem na boca.

Oi, gente do Canal Éclairé! Aqui é o Lucas Fustinoni.

Você já deve ter tido aquelas bolinhas de água dolorosas na boca. Quando você toma um suco de laranja elas ardem. Essas são as famosas aftas. Uma lesão que ainda não existe um motivo específico. Não se sabe qual é o motivo por que aparecem a afta.

É importante salientar que a afta não é causada pelo vírus Herpes. Existem algumas condições que acabam piorando a afta. Por exemplo, baixa do sistema imunológico, deficiências vitamínicas, pessoas com doenças gástricas, por exemplo, o refluxo, pessoas que comem muita alimentação ácida, bebem muita cerveja, bebidas com álcool, podem estar desenvolvendo mais afta e também mais aftas recorrentes.

E, também, não existe um tratamento específico para a afta. Não existe nada que faça que 100% vai melhorar. Infelizmente, a medicina ela está avançada por alguns campos, mas, para algumas doenças tão simples quanto afta, ainda não existe uma solução definitiva.

E, se você está tendo problemas de aftas que viram úlceras, que crescem demais, muito recorrentes, que são doloridas, é muito importante procurar o médico, porque pode indicar doenças muito mais graves. Por exemplo o câncer da boca, que é grave, ou doenças imunossupressoras, por exemplo, HIV pode começar com uma pequena afta, uma queda do sistema imunológico. Recorrente, então, tem que ficar atento a esses pequenos sinais.

Na farmácia, os tratamentos mais eficazes são aqueles que envolvem soluções à base de anti-inflamatórios e antibióticos, que irão fazer bochechos. Mas, se você está em casa e não tem acesso a essas coisas, basta você fazer um bochecho com uma colher de bicarbonato de sódio dissolvido em água. Faz aquele bochecho para tirar um pouco da acidez da boca. Já dá uma aliviada bacana. É importante não aplicar diretamente no local. Tem gente que pega o dedo, passa ali o dedo cheio de bactéria, passa no bicarbonato e fico esfregando aquela região. Não, tem que tomar cuidado. Se estiver com muita ardência, também, a aplicação de gelo no local pode aliviar um pouco, também, aquela dor aquela audiência, porque às vezes chega a incomodar bastante. E, caso esteja com dificuldade de comer, de deglutir, não tem outro jeito, tem que procurar o médico para estar fazendo o tratamento mais adequado.

Infelizmente, não existe nenhuma comprovação científica desses tratamentos caseiros, a pessoa acaba usando por sua conta. Mas mais importante é isso: não deixa virar um caso grave e qualquer coisa que esteja recorrente, tem que buscar um médico para excluir outras doenças.

Lucas Fustinoni, do Canal Éclaire. Espero vocês nos outros vídeos, um forte abraço e até a próxima.

Dicas para combater aftas:

  • Evite alimentos ácidos e bebidas alcoólicas
  • Mantenha uma boa higiene bucal
  • Faça bochechos com soluções à base de anti-inflamatórios e antibióticos
  • Bocheche com uma colher de bicarbonato de sódio dissolvido em água
  • Evite aplicar diretamente no local e não esfregue com o dedo
  • Aplique gelo no local para aliviar a dor e a ardência
  • Procure um médico se as aftas forem recorrentes ou muito dolorosas

Fonte
COMO COMBATER AFTAS! DICAS INFALÍVEIS – Dr Lucas Fustinoni – Médico – CRMPR 30155 por Dr Lucas FustinoniliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2018-08-30T223041+0000endTimestamp2018-08-30T223541+0000}