Pular para o conteúdo

Dicas eficazes para aliviar o torcicolo e rigidez no pescoço


Olá, tudo bem? Meu nome é Elaine Resende, sou fisioterapeuta especialista em cuidados com os idosos e hoje eu vim falar de dor, a cor de toda travada, tudo doendo, mas eu dormi tão bem que aconteceu, então pode ser que você esteja com torcicolo, é isso mesmo, uma doença tão recorrente. E por que acontece? Hoje mais cedo fui atender uma paciente que tinha uns 13 travesseiros na cama, a cabeça dela estava praticamente fletida, ainda é impossível ela estar confortável. Então é importante que as pessoas que cuidam dos acamados, os familiares, tenham uma noção de anatomia e da melhor forma para a gente se deitar, para que não aconteça estas dores. E ela não fala, mas vira e mexe, ela faz assim, foi lá que está doente faz sinal de que está doendo, né? Então a gente tem que ter esse cuidado.
Qual é a melhor forma de dormir? De barriga para cima, você pode dormir com travesseiro numa altura média, não pode ser muito alto nem muito baixo e com um rolinho embaixo das pernas. Outra posição é de lado, quando você dorme de lado, o travesseiro tem que ter altura entre o seu ombro e a sua orelha para não ficar com a cabeça muito inclinada nem para baixo, senão a anatomia da coluna fica torta e aí pode trazer problemas.
“Ah, mas eu sou burro de bruços, na nananinão”. Essa não pode, quando era jovem, eu também dormi de bruços, acho que toda criança adolescente gosta de dormir de bruços e essa é a pior postura para a coluna, principalmente para cervical, porque você fica literalmente com o pescoço girado e aí que tem que fazer, né? Começar a mudar o hábito é disso. Quando eu aprendi que é errado dormir daquela forma, comecei a dormir de lado, demorei mais de um mês para me acostumar e hoje eu só consigo dormir de lado, então é hábito, é só você começar a se acostumar.
E aí, na está com doctor com torcicolo, o que eu faço? Primeiro, se for torcicolo leve, vai resolver entre dois ou três dias. Um bolsinho de água morna, coloca a bolsinha de água morna, coloca na região 20 minutinhos, 30 minutinhos, que vai relaxando aquela musculatura. Outra coisa que pode te ajudar, alongamento. Se for um torcicolo maior, te incomodando mais, como você faz esse alongamento? Mãozinha para trás, deixa ela paradinha lá, pega a mão, traz quase que na orelha e puxa o pescoço. Quero trazer orelha na direção desse ombro, conta até 20 e volta. Vai de novo conta até 20 e volta, não é um desses grandes, né? Não é 1, 2, 3, são 20 segundos e volta. Mais uma conta até 20 e volta e depois pega a mão, coloca atrás da cabeça e puxa, vai estar longa na região posterior, conta até 20 e volta, de novo conta até 20 e volta, desce, conta até 20 e volta. Não é com compressa, tem que ser devagar para poder ir alongando o músculo. Mais uma vez, conta até 20 e volta e último filho que passou um passarinho na diagonal, a gente vai estar jogando essa região. Não é assim, é na diagonal. Suas partes e sob, conta até 20 e volta, mais um conta até 20 e volta e mais um conta até 20 e volta.
Terminando esse alongamento, você vai fazer uma técnica que a gente chama contrai e relaxa. Preste atenção, não é difícil, mas é confuso para explicar. Eu vou levar minha cabeça para a esquerda, como se fosse a dancinha de Michael Jackson, e a minha mão não vai deixar, então vai ser a minha cabeça fazendo força para lá e a minha mão fazendo força para cá, não vai ter movimento, conta até cinco e solta. De novo, conta até cinco e solta, tentando forçar a cabeça para lá e a minha mão para cá. Mais uma vez, conta até cinco e solta, ok? Vai fazer isso umas quatro vezes e depois a gente vai fazer uma massagem aqui nessa musculatura que chama esternocleidomastóide. Quase um xingamento, né? Pega aqui atrás da orelha e vai vencendo até o externo, de novo atrás da orelha e vai descendo, vai alongando essa musculatura. Às vezes, umas cinco, seis vezes, pode passar o olho sozinho, então um creme, pode ser carinho não, tem que ter uma atençãozinha. Depois, vai fazer uma pressão no meio desse músculo, segura quanto até 5 e solta, segura quanto até 5 e solta, mais uma segura quanto até 5 e solta. E atrás da orelha, da mesma forma, pega esse pontinho que dói, quando você corre, quando ela aperta, quanto até 5 e solta, aperta conta até 5 e solta, mais uma aperta conta até 5 e solta. E o gogó bem nessa região, vinha aqui ó atrás mesmo da orelha. Terminou de fazer isso, pega um creme farto nessa região, se tiver alguém em casa, fala o querido é que fazer uma massagenzinha, marido tá aí? Nem, você mesmo, o filho, você também não tem ninguém, vai você mesmo, se auto massageia.
E vou fazer por cima da roupa, para vocês verem, aperta, parte, deslizando, vai fazer nesse movimento. Ta? Pegando o pescoço também, devagar sem pressa. Aperta de novo, aperto um pouquinho mais, parando onde se percebe que está duro, é sereno até um nódulozinho, aperta um pouquinho que vai aliviar. Nojóia, espero que eu tenha ajudado vocês. Acordou, ta com dó, torcicolo? Bem aqui no canal, olha o videozinho, faz, tenho certeza que depois você vai conseguir trabalhar com mais liberdade, com menos incômodo, tá bom? Curte também nossa página no Facebook, no Instagram da Unimik que nesse vídeo e não deixe de ver o nosso outro vídeo, tá bom? Um abraço, tchau.
Fonte: Como acabar com Torcicolo – Pescoço Duro? por Erlaine Rezende