Pular para o conteúdo

Dicas de cuidados essenciais para os pés.


Cuidados com os pés:
Entre as bailarinas clássicas, é muito comum o uso de protetores de atrito, sendo o mais comum as ponteiras. Existem basicamente três tipos de ponteiras: tecido, silicone (com ou sem tecido). A ponteira tem duas funções básicas: proteger o pé da bailarina do atrito com a sapatilha e proteger a sapatilha do contato com o suor do corpo da bailarina. Existem também outros tipos de protetores, como por exemplo, de gel, almofadas e alguns tipos de bandagens, que são específicos para calos e bolhas.
Vamos dar uma olhada em alguns protetores na prática. Este é o modelo mais simples, geralmente usado por iniciantes. Fácil de usar, protege bem os dedos, porém é limitado. Como em geral as iniciantes não têm tanto trabalho físico, aquilo basta. Uma vez que a bailarina atingir o nível mais acentuado da sua técnica, ela pode passar para protetor de silicone como este. Esse oferece uma proteção adicional, sobe e protege do atrito lateral da sapatilha. Muito usado por quem tem problemas com os metatarsos, porque dá essa proteção extra.
Silicone com tecido: Este modelo oferece uma proteção mais acentuada ainda, tendo a vantagem de recobrir o tecido, que faz com que o suor seja absorvido mais intensamente, logo protegendo mais a sua sapatilha.
Existe outra forma de proteção também muito comum: algumas bailarinas costumam enrolar os dedos com muitas voltas de esparadrapo. Para elas, existem as durezas, que protegem do atrito. Principalmente as bailarinas com dedos muito diferentes podem usar vender as menores para promover um apoio mais uniforme da sapatilha.
Existem também as anilhas, que nada mais são do que as bebedeiras com essa parte cortada. Bailarinas que têm muito calo na parte de cima do pé, e principalmente no quinto dedo, para essas que não querem ficar enrolando esparadrapo, ela pode usar isso aqui ó! É uma proteção rápida, fácil de usar que gera boa proteção, porém, lembrando que se você vai usar bebedeira, a ponteira ou mais de uma bebedeira, é conveniente que ela compre a sapatilha meio número ou um número acima para comportar com o aumento do volume.
Agora você pode escolher entre o tipo de ponteira e o tipo de proteção. Boa aula!
Fonte: Cuidados com os pés por Só Dança Brasil

Marcações: