Pular para o conteúdo

Dicas caseiras do Dr. Lucas Fustinoni para acabar com soluços persistentes

O que é soluço?

Olá, aqui é o Lucas Fustinoni e hoje vamos falar sobre soluço. Você já teve um problema de soluço que não parava e sentia aquele desconforto? Por que será que isso acontece?

O soluço nada mais é do que uma irritação, uma contração involuntária de um músculo chamado diafragma. Nós temos um músculo diafragma entre os pulmões e estômago. Este músculo tem a função de ajudar na inspiração, para a gente usar os músculos junto com a caixa intercostal, os músculos intercostais, para estar respirando. E quando esse espasmo acontece sozinho, vem um som característico do soluço. Geralmente, o soluço acontece do lado esquerdo em 80% das vezes, causando aquele desconforto.

Na maior parte das vezes, o soluço é algo efêmero, ele vai passar sozinho, não precisa se preocupar. Mas tem casos mais graves que podem persistir por 48 horas. E aí tem que se preocupar, tem que ir ao médico, sim, mas a maior parte, não tem problema. Soluço acontece em pessoas que já têm algum problema de irritação no estômago. Pode acontecer se a pessoa come muito rápidos e ela deglutiu o ar. Há casos de ansiedade, depressão. Tem uma série de características que podem levar o soluço. Doenças, então, do sistema nervoso central, fazendo a irritação do nervo vago, que é causado devido a essas características.

Existem dicas caseiras que tem respaldo científico e podem estar combatendo soluços. É para você que acha que a gente é contra a dicas caseiras. Não, a gente é a favor de dicas caseiras. A gente só vai atrás do respaldo científico.

Dicas para parar o soluço

  • Fazer mudanças bruscas de temperatura, que envolve, por exemplo, tomar água gelada e também água quente.
  • Chupar gelo também ajuda.
  • Tomar um susto realmente funciona, acredita? Quando a gente toma um susto, a gente libera um hormônio chamado adrenalina, que ele vai ajudar na regulamentação desse nervo vago que está com um problema.
  • Tampar a respiração ou respirar dentro de um plástico também aumenta o dióxido de carbono, ajudando a parar esse problema.

Já se está com uma caso mais grave, tem que ir ao hospital, porque existem medicações como a metoclopramida, que pode ser utilizada endovenosa para estar parando esse soluço, porque existem uns casos bem graves em que a pessoa não consegue nem respirar. Então, essas dicas caseiras realmente funcionam e o legal é que tem embasamento científico. Espero que você utilize essas dicas para melhorar o soluço. Nós temos vários vídeos aqui no canal Éclairé, a respeito de problemas de saúde.

Lucas Fustinoni, um forte abraço e até a próxima.

Fonte
Soluço que NÃO PASSA – Dicas Caseiras que FUNCIONAM! – Dr Lucas Fustinoni – Médico – CRMPR 30155 por Dr Lucas Fustinoni