Pular para o conteúdo

Diagnóstico da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) – Saiba Mais.


Nós estamos de volta! Este é um Medicina e Saúde, um programa completo para levar a melhor informação sobre qualidade de vida, bem-estar e saúde para você que é de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e tantos outros municípios do nosso Paraná. Seja bem-vindo!
Hoje, estamos falando sobre refluxo gastroesofágico, uma doença que pode apresentar quadros bastante sugestivos, mas também pode ser mais complicada. Mas você sabe quais são os métodos que existem para fazer um diagnóstico? Com a evolução da medicina, as pessoas têm amplo acesso aos diversos meios de comunicação que detalham os diferentes procedimentos que a ciência nos oferece. No caso da doença do refluxo, não é diferente. O gastroenterologista, Anilson Sorteia, explica quais exames podem diagnosticar o refluxo.
Bem, o diagnóstico começa com uma boa história clínica e um bom exame físico. O primeiro exame é solicitado é endoscopia digestiva. Se a endoscopia digestiva não consegue fazer esse diagnóstico, o próximo passo seria investigação da fisiologia esofágica que, dessa maneira, a gente associaria a uma pega métrica junto à manometria. Manometria em si não é um exame para diagnóstico de refluxo, mas ela ajuda na posição dos cateteres de pega métrica para fazer um diagnóstico mais preciso desse refluxo. Então, esses dois exames de fisiologia esofágica, a manometria e a pega métrica, ajudam a quantificar o refluxo e a doença, e auxiliam a fazer uma relação entre os sintomas do paciente e a ocorrência do refluxo. Por isso, que se diz que esse exame é um exame que beneficia muito o paciente. Existem exames mais avançados, se for pesquisar, como a impedância e a PHmetria, que busca o diagnóstico do refluxo gastroesofágico, não só na forma ácida, mas também na não ácida que é da ordem de 15% da doença do refluxo. Então, teríamos outro exame que a gente pode lançar mão.
O médico explica também em quais casos os exames são indicados: a principal indicação da PH metria e da manometria é de forma primária, o diagnóstico e a intensidade dessa doença de refluxo que consegue se medir com esses exames. A manometria também é indicada para pesquisa de doenças motoras do esôfago, que são outras doenças que muitas vezes simulam a doença do refluxo gastroesofágico. O médico ao solicitar a manometria pode identificar essa doença e fazer um diagnóstico individualizado do paciente.
A PH metria é um exame que nos fornece detalhes importantes para quando esse refluxo ocorre, se ele ocorre quando o paciente está na posição ortostática (em pé), se ocorre mais quando ele está deitado, fala da gravidade também, mas não consegue mostrar essa relação da gravidade do refluxo desse paciente. Ele coloca também se existe uma relação importante quando o paciente está sentindo os sintomas, está ocorrendo refluxo? Se não tem essa relação? Tudo isso para o médico que vai tratar, é de extrema importância.
A contraindicação principal desse exame que você vai colocar um cateter é seriam as doenças tumorais, as lesões esofágicas já diagnosticadas ou cirurgias prévias no esôfago. O médico que vai fazer o exame deve ter um outro exame, um raio-x contrastado que possa ter mapeado essa região onde vai passar o cateter. É muito importante que antes de se realizar a manometria pegamétrica, se tenha um exame de visualização do canal esofágico, um raio-x contrastado ou uma endoscopia prévia.
Um outro ponto abordado, é sobre a idade para se realizar esses exames. A manometria é normalmente indicada em adultos, pois muitas vezes ainda há uma imaturidade esofágica que pode nos falsear diagnósticos. A pega métrica é realizada em crianças assim como a cintilografia esofágica, que é um exame que nos ajuda muito. A criança pode ser realizada com uma sonda adequada para a criança e também utilizar a cintilografia como complementação do diagnóstico.
No próximo bloco, a gente pega uma porção do estômago e dá uma laçada envolvendo o final do esôfago, e isso faz com que aumente a pressão do final do esôfago e impeça o conteúdo do estômago de retornar para o esôfago. Medicina e Saúde, volta já já!
Fonte: Doença do Refluxo Gastroesofágico – DRGE (Diagnóstico – 2º bloco) por Medicina & Saúde