Pular para o conteúdo

Desvio de septo nasal: dicas para evitar e tratar

Desvio de septo nasal: como evitar?

Olá pessoal, neste vídeo vamos falar sobre o desvio de septo nasal e como podemos evitá-lo. O septo nasal é uma estrutura que divide um lado do nariz do outro, composto por osso e cartilagem. Ele é responsável por manter a simetria do nariz e sua função respiratória.

No entanto, é comum que algumas pessoas apresentem desvio de septo nasal, ou seja, ele não está reto como deveria. O desvio pode acontecer para um lado, para o outro ou para ambos os lados.

Os sintomas do desvio de septo nasal incluem obstrução nasal, dificuldade para respirar, respiração pela boca, dor de garganta, ronco, dor de cabeça e sinusite.

Causas do desvio de septo nasal

Uma das principais causas do desvio de septo nasal é o trauma nasal, como um acidente de carro, uma queda ou uma pancada. Se houver um trauma, existe a possibilidade de que o osso e a cartilagem sejam deslocados, resultando no desvio.

Outra causa é respirar pela boca por muito tempo. Isso pode acontecer em casos de hipertrofia de adenoide, quando a criança passa a respirar pela boca por um longo período de tempo. A respiração oral altera toda a anatomia e a morfologia do nariz, resultando em um possível desvio de septo nasal.

Como evitar o desvio de septo nasal?

Para evitar o desvio de septo nasal causado por trauma, é importante evitar acidentes de carro, quedas e pancadas na região do nariz e da face.

No caso de crianças, é importante investigar se há hipertrofia de adenoide. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames como raio x e anasofibroscopia, que consiste em colocar uma câmera dentro do nariz para verificar se há algum desvio.

Se você apresenta sintomas de desvio de septo nasal, como obstrução nasal ou dificuldade para respirar, é importante procurar um otorrinolaringologista. Ele poderá fazer uma avaliação e indicar o tratamento adequado.

E aí, gostou das informações? Caso tenha alguma dúvida ou sintoma que gostaria de compartilhar, deixe aqui nos comentários. Adoramos saber a sua opinião e responder as suas perguntas!

Fonte: Como evitar o desvio de septo nasal, nariz torto e quebrado por Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino em Curitiba