Pular para o conteúdo

Desmistificando a Epilepsia: Mitos e Verdades


Doutora, mito ou verdade: Homens com epilepsia não podem ter filhos devido aos remédios? Isso é mentira, né? Na verdade, é assim: quando a pessoa tem uma crise epiléptica, as medicações podem ter um impacto, não somente na libido, mas também na ereção. Mas, de uma maneira geral, conseguimos controlar isso, e a pessoa pode ter uma vida sexual. Isso é algo que muitas vezes os pacientes não falam para o médico, e este não faz a pergunta.
Mito ou verdade: Antibióticos cortam o efeito dos anticonvulsivantes? Isso é verdade. Na verdade, a infecção por si só aumenta o risco da pessoa ter uma crise epiléptica, então se a pessoa está resfriada, com uma infecção de urina, ou tem epilepsia, há um risco maior de sofrer uma crise. O antibiótico pode cortar o efeito do remédio, sendo assim, é muito importante avisar o médico se você estiver tomando medicação para epilepsia e precisar de um antibiótico.
Como funcionam as convulsões benignas? Isso pode acontecer? Na verdade, usamos a palavra “benigna” porque existem as convulsões febris, ou seja, as crianças têm maior risco de ter uma crise durante um episódio de febre. Existe uma predisposição genética para isso, então, se um dos pais ou ambos já tiveram crises, a criança também tem maior risco de ter. Mas, em princípio, isso não traz nenhum problema para a infância e nem para a criança. O único cuidado que os pais têm que ter é se a crise se prolongar ou se a criança tiver várias crises no mesmo dia.
Mito ou verdade: Pessoas com epilepsia não podem beber e nem dirigir/trabalhar? Isso é muito verdade em relação à direção, pois existem várias regras. Portanto, se uma pessoa com epilepsia deseja dirigir, ela precisa ir ao DETRAN para preencher um formulário que o médico do paciente deve preencher, e ela deve seguir algumas regras. Para quem faz tratamento e toma medicamentos, a pessoa precisa estar há pelo menos um ano sem ter qualquer tipo de crise. No caso do trabalho, isso depende do tipo de emprego que a pessoa tem. Em geral, a maioria dos empregos não tem risco para a vida da pessoa. Mas, para alguns empregos, é melhor não trabalhar, como em locais de trabalho perigosos (ex.: trabalhos em altura) ou em situações que permitam ter uma crise.
Meditação diminui as crises? Com essa é difícil. Na verdade, existem alguns estudos que falam sobre meditação como uma terapia comportamental positiva para ajudar a pessoa a ficar mais calma e dormir melhor. A meditação ajuda a pessoa a ter um efeito positivo, mas não é uma cura para a epilepsia.
Epilepsia é uma doença mental? Isso é um mito. Na verdade, é uma doença neurológica. É verdade que existe uma ocorrência maior de algumas doenças psiquiátricas, como depressão e ansiedade, em pessoas com epilepsia, mas ela é uma doença neurológica.
Mito ou verdade: crises de epilepsia podem causar aborto? Sim, na verdade, a maioria das grávidas com epilepsia tem uma redução no número de crises durante a gravidez. Mas, se a pessoa tem crises muito altas durante a gravidez ou sem medicamentos fortes, isso pode ficar complicado. Por isso, é importante tentar controlar as crises.
Agradecemos a sua presença! Foi ótimo esclarecer as dúvidas de todos. Contamos com a sua participação na próxima live, e não deixe de acessar o nosso site, o www.hcor.com.br, lá você encontrará diversas matérias sobre prevenção e todos os tipos de doenças. Obrigada pela sua participação. Até mais.
Fonte: Epilepsia | Mitos e Verdades por Hcor