Pular para o conteúdo

Descubra tudo sobre câncer de tireoide neste vídeo com Dr. Jônatas Catunda


Olá, esse vídeo é para quem acabou de descobrir que tem um nódulo que possivelmente é um câncer de tireoide. Vou explicar tudo sobre essa doença de forma fácil de entender, para você não se assustar tanto com esse diagnóstico. Às vezes, a pessoa sai da consulta muito abalada porque o médico falou que o nódulo pode ser um câncer. É o mesmo que dizer que é um câncer, e a pessoa se desespera achando que vai morrer, que vai fazer quimioterapia, radioterapia e, na maioria das vezes, não é nada disso. Então, fique ligado que eu vou te explicar sobre isso nesse vídeo.
Olá, eu sou Dr. Jonatas Catunda, cirurgião de cabeça e pescoço e esse é o canal Botou Tira Hoje. Aqui você sempre vai encontrar informação sobre as doenças da tireoide, de uma forma clara e fácil de entender. Se esse é seu primeiro vídeo aqui, já se inscreva no canal, ative as notificações e clique no gostei, se esse tema te interessa.
Esse é um problema que tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos. A incidência realmente está aumentando, e a gente não sabe muito bem o motivo. Aqui é um gráfico que mostra que, na década de 70, ela tem aumentado ao longo dos anos, principalmente em mulheres, mas também está aumentando a incidência nos homens. O câncer de tireoide é bem mais comum em mulheres, e a boa notícia é que a mortalidade continua estável, apesar da gente descobrir mais casos de câncer de tireoide, bem mais casos do que no passado. Isso mostra que o tratamento é eficaz, e os pacientes conseguem enxergar a cura, ficar livre da doença.
A minha vida toda, eu não vou morrer por conta do câncer de tireoide. Então, se você tem essa ideia na cabeça, pode tirar, porque fazendo tratamento vai dar certo, e você vai escapar.
Existem quatro tipos de câncer de tireoide. O mais comum, responsável por 95% dos casos, é o carcinoma papilífero. É um tipo de câncer bem diferenciado que é muito parecido com a tireoide, e por isso a gente pode fazer o tratamento de iodo terapia, porque é um câncer que capta iodo. É um tipo de câncer que a gente pode dosar tireoglobulina, porque é um câncer que produz thyroglobulin. Então, depois que tira tudo, se a tireoglobulina sobe, é sinal de que ele voltou. Então, tem essas facilidades. Os outros tipos são o carcinoma folicular, que é parecido com papilífero, o carcinoma medular que é um pouco mais agressivo, e o câncer anaplásico que é muito agressivo. Mas não precisa se preocupar com ele, porque na maioria das vezes o tipo é o papilífero.
O exame de ultrassom e o exame de punção já conseguem dar uma noção se o seu caso é mesmo de câncer ou não. E dependendo do resultado desses dois exames, a gente vai avaliar se é um caso muito suspeito ou não, e a partir daí vai para o tratamento, que é a cirurgia. O principal tratamento desse tipo de câncer é a cirurgia, porque é para remover esse câncer de tireoide. Pode ser uma cirurgia parcial, em que a gente remove metade da tireóide, o outro lado da tireoide consegue dar conta do recado. Essa cirurgia parcial é indicada para os tumores muito pequenos, menores do que 1 centímetro, que não têm nada do outro lado. Já nos casos em que a doença é bilateral, a vários nódulos em ambos os lados da tireoide, ou é um nódulo grande de 3-4 cm, é provável que a pessoa tenha que fazer uma cirurgia total, que é melhor fazer para evitar recorrência, além da tireoide.
Depois que a cirurgia é feita, o paciente fica sem tireoide. Vai precisar ficar repor o hormônio pelo resto da vida. Aqui é uma foto do corte da cicatriz da cirurgia, logo após quando terminou a cirurgia, e aqui é um dreno de penrose.
Alguns tumores podem ser mais agressivos e podem recidivar após o tratamento. Tem uma pessoa que fez a cirurgia, talvez fez iodo terapia ou não, e após o tratamento e se cansa e volta. Nesse caso, essa pessoa vai precisar de uma nova cirurgia, porque na maioria das vezes, quando esse câncer volta nos primeiros anos após o tratamento, volta no pescoço. Então, vai lá, faz a cirurgia e tira novamente os nódulos que apareceram, e a pessoa consegue voltar ao status de cura livre de doença. Mas na maioria das vezes, não acontecem recidivas. Algumas pessoas se preocupam achando que a doença vai se espalhar pelo corpo todo. Não é. Na maioria das vezes, quando volta, volta só no próprio local onde estava na tireoide ou nos linfonodos próximos.
Existe um tratamento complementar ao câncer de tireoide chamado iodo terapia. É um tratamento em que a gente utiliza iodo radioativo. A pessoa toma iodo radioativo e ele vai destruir as células semelhantes à tireoide, e esse outro. Consegue destruir restos tiroidianos que podem ter sobrado na cirurgia e consegue destruir boa parte do resto de câncer que pode ter sobrado. Além disso, fazemos um exame que mostra onde o iodo radioativo foi parar. E a pesquisa de corpo inteiro, após a cirurgia e iodo terapia, a gente vai saber se a pessoa tem doença a distância ou se eliminou de vez a doença, e a pessoa está curada. É um exame muito bom.
A chance de metástase a distância são muito baixas, e a boa notícia é que quando a doença está longe, saiu da tireoide e se espalhou pelo corpo, o iodo terapia consegue tratar boa parte dos casos. Então, mesmo nos pacientes que têm metástase a distância, a gente consegue curar o paciente em alguns cenários, principalmente na metástase pulmonar microscópica. Mesmo quando a doença está a distância, algo que não acontece com outros cânceres, mas isso não é regra. Isso é uma exceção. Na maioria dos pacientes, a doença não se espalha para longe. A doença fica só no pescoço, e a gente consegue tirar com a cirurgia, e o paciente fica livre da doença.
Então, se você acabou de descobrir um câncer de tireoide, não se desespere. É uma doença altamente curável e altamente controlável, desde que você faça o tratamento no tempo certo e da maneira adequada. FAzer um tratamento inadequado, fazer um tratamento errado com médico que não tem experiência, que não trata esse tipo de problema, e deixar linfonodo no pescoço, por exemplo. Ou se demorar demais a fazer o tratamento, pode ser que não funcione. Mas na maioria das vezes, dá certo. E é isso.
Se você gostou desse vídeo, clique em gostei e inscreva-se no canal. Se você ainda não está inscrito, aqui na descrição desse vídeo, você vai encontrar links para mais vídeos como esse, sobre esse tema: câncer de tireoide.
Fonte: Câncer de Tireóide – Vídeo para quem acabou de descobrir! | Dr Jônatas Catunda por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço