Pular para o conteúdo

Descubra se a ressonância pode identificar pontos brancos no cérebro relacionados à enxaqueca – Dr. Paulo Faro, Neurologista.

É uma coisa que acontece muito no dia a dia é que os profissionais solicitam muitos exames de imagem para pacientes que sofrem com dores de cabeça e um desses exames que é principalmente a ressonância. Às vezes vem os pontinhos brancos lá, umas manchinhas. É a pessoa vai pegar o laudo né, todo mundo bastante ansioso né, espera chegar no médico, vai pegar o lado. Vê lá gliose, microangiopatia. E aí a pessoa já coloca na internet: “Desse, teve um AVC”. E aí a pessoa fica desesperada. E esse vídeo aqui é para te explicar o que são esses pontos brancos na ressonância.

Uma pessoa que sofre com enxaqueca é muito comum aparecerem algumas alterações principalmente na ressonância, e que são pontinhos ou manchinhas brancas no tecido cerebral. Claro, as pessoas são muito ansiosas, não esperam chegar até o profissional para levar e mostrar o exame. As pessoas já vão colocar no Google assim, pontos brancos ou manchas nos Fair e Bruno na ressonância. O que é? O que são? E aí vai lá, vai ver que é uma isquemia, um infarto, é a veis químico. A pessoa já diz que: “Poxa, então eu sofri um AVC”. E aí a pessoa fica desesperada. Mas, na verdade, não tem nada a ver, pessoal. Não tem nenhuma relação.

Nós sabemos que a origem da enxaqueca é uma doença genética que provoca algumas alterações tanto neuronais nos neurônios funcionando quanto no funcionamento dos vasos. E a gente chama enxaqueca de neurovascular também porque tem um envolvimento dessas duas áreas. E ela já tem seus estudos que mostram para gente que, quando foi onde é feita a comparação de pessoas com enxaqueca, pessoas têm enxaqueca, pessoas com enxaqueca é mais comum aparecer esses pontinhos brancos na ressonância do que pessoas que não têm enxaqueca.

Outra situação é quantos anos a pessoa tem a doença. Quanto maior o tempo de doença, na isca, eu tenho enxaqueca dez anos, cinco anos, a 20 anos, maior tempo, maior quantidade também desses pontinhos brancos. Além disso, uma pessoa que tem um histórico familiar de enxaqueca tem uma carga de lesões branquinhas também maior do que aquelas pessoas que não têm um histórico familiar e aquela pessoa é a primeira da família a estressada e fecha a Keka.

Isso a gente já sabe porque que isso acontece. Eu falei para vocês que ela que é enxaqueca também tem mecanismo o Vasco, e a gente sabe que a enxaqueca lesiona o endotélio. É a camada mais interna dos vasos, e quando ele lesiona e se endotélio, aquele pode provocar a vamos dizer que em micros que me, as alterações da perfusão sanguínea em vasos limpos pequenininhos ali no sério. Isso pode fazer aquelas manchinhas.

Uma outra questão é como se fosse uma toxicidade por uma substância chamada de glutamato, que é uma substância que ela é a história ao sistema nervoso central. Então, assim, são várias teorias que podem promover um dano cerebral, tem da nozinho mínimo muito pequeno, mas a gente Qual cuidado a gente não pode chamar isso de AVC. A gente não pode chamar ele só apertamento distimia. Pessoal, pegar o exame de já, eu sofri um é esse não é isquemia.

Para facilitar a compreensão, a gente chama de microesquemia, mas não dá para vocês associarem a AVC isquêmico. Então, quem tem aquelas manchinhas sofreu um AVC, não. Isso faz mais parte do que a gente vai de doença, doença cerebral de pequenos vasos porque são arteríolas são os calibres menores das artérias que são acometidas e que gera essas lesões. E isso não tem relação, por exemplo, com demência, isso não tem relação com outros problemas, exceto a gente sabe que pessoas com mais e tem um risco maior de sofrer AVC. Então, mais mancha, mas uma chance de AVC. Isso também os estudos mostram que o que a gente pode fazer, quanto mais tempo de doença, histórico familiar, eu esqueci de falar também, maior frequência de crises

A gente tem que fazer é tratar doença enxaqueca que, principalmente, a gente reduza o número de crises, e pode interferir sim diretamente nessa quantidade de manchas nos era tão. Guardem-se na cabeça. Vocês que têm essas manchinhas não sofreram nessa senhora nem para uma vez. E as lesões do AVC são diferentes dessas manchinhas da enxaqueca. E o que você pode fazer de melhor é procurar um especialista em fazer seu tratamento. Controlando a doença, você consegue evitar progressão dessas lesões cerebrais.

Se você gostou, deixe a sua curtida, deixe seu comentário e até sugere um novo tema para trazer aqui para você e fazer um novo vídeo. Assim, não me segue. Seja bem-vindo. Está perdendo tempo com essa a aprender sobre as dores de cabeça e compartilhe esse vídeo com outras pessoas. Tá certo, é mais sensual que lhe abraça.

Fonte: PONTOS BRANCOS NO CERÉBRO, RESSONÂNCIA DE QUEM TEM ENXAQUECA? – Dr. Paulo Faro Neurologista por Dr. Paulo Faro – Neurologista