Pular para o conteúdo

Descubra os Mitos e Verdades da Drenagem Linfática: Benefícios, Indicações e Mais


Olá, você já ouviu falar de drenagem linfática? Hoje eu vou falar sobre cinco mitos e verdades sobre essa técnica chamada a drenagem linfática manual. Meu nome é Mariana e eu sou fisioterapeuta no Instituto Amado. No vídeo de hoje, vamos falar sobre este tema.
Primeira dúvida: É verdade que a drenagem linfática é capaz de reduzir medidas e também melhorar o aspecto da celulite?
Verdade. A drenagem linfática tem uma função de diminuir a retenção de líquidos que ficam entre as células do organismo. Muitas vezes, as mulheres estão mais inchadas e por esse motivo as medidas do corpo ficam maiores e até o peso corporal às vezes estão maior. Quando a gente drena, a gente elimina o excesso de líquidos e a gente sim pode reduzir realmente as medidas das pernas, do abdômen ou dos braços. É possível diminuir ou melhorar o aspecto da celulite, porque junto com os líquidos que eu elimino na drenagem, eu também posso eliminar toxinas inflamatórias que permeiam as células da celulite. E aí o tamanho e o aspecto da celulite diminui, e a pele fica com um aspecto melhor, com melhor oxigenação local. A celulite aparentemente diminui sim.
Outra dúvida que normalmente surge após a drenagem: Eu vou eliminar toda a gordura no xixi?
Não, isso é um mito. Após a drenagem, eu não vou ter eliminação de células de gordura. Após a drenagem, como eu disse, a gente vai ter eliminação do líquido que está em excesso entre as células. Junto com esse líquido, podem ir algumas toxinas. E aí sim, eu diminuo e, por exemplo, as células de gordura diminuem de tamanho. Mas as células de gordura não vão embora pelo líquido e nem pelo xixi.
Mais uma dúvida que todo mundo quer saber: para a drenagem ser boa, ela tem que doer?
Mito. A drenagem não dói. Os capilares linfáticos são bem superficiais e eles têm um sistema que corre em paralelo mais ou menos com o sistema venoso, só que ele está muito mais próximo da pele. Eles são finos. Se eu fizer com muita força, ponto de causar dor, eu vou colapsar os capilares e aí o líquido que precisa passar para retornar para o sistema não passa. Então, pelo contrário, a drenagem não pode ser dolorida.
Outra pergunta é possível que, após a drenagem, eu possa melhorar até os sintomas de TPM?
Sim. É verdade. Um dos sintomas da TPM é o inchaço. Então, as mulheres reclamam que as roupas não servem no período da TPM, que a calça não fecha. Quando a gente drena, como a gente diminui o inchaço, diminui a retenção hídrica, é possível melhorar esse sintoma. E além disso, como a drenagem linfática manual ela tem um poder relaxante, eu também consigo diminuir o stress e diminuir a ansiedade, que são os sintomas que causam a irritabilidade da TPM.
Então é um verdade.
É verdade que a drenagem com aparelhos é melhor do que a drenagem manual?
Isso é um mito. É cultural fora do Brasil, principalmente nos Estados Unidos, a utilização de aparelhos para drenar. Os aparelhos lá saem mais baratos do que a mão de obra. A mão de obra nesses lugares é realmente mais barata. No Brasil, o aparelho já é muito mais caro e a drenagem manual com as mãos do terapeuta ela é superior ao aparelho, porque o terapeuta ele é capaz de, com as mãos, sentir a textura, sentir a resistência dos tecidos. Então ele vai perceber onde está mais inchado, onde precisa de mais atenção, se tem algum nódulo em especial. Então, sempre o terapeuta presente na sua sessão é muito melhor do que um equipamento.
Se você gostou desse tema, se você tem alguma dúvida, deixa um comentário no vídeo, deixe seu like, se inscreva no canal. Até mais!
Fonte: Mitos e Verdades sobre a Drenagem Linfática por Amato – Instituto de Medicina Avançada