Pular para o conteúdo

Descubra os 6 principais gatilhos da dor de cabeça


Olá pessoal, tudo bem?
Você tem dores de cabeça frequentes e não sabe mais o que fazer para acabar com isso? Já cortou o chocolate, café, diminuiu o stress e nada de melhorar? Nem os remédios seguram mais essa dor terrível todo santo dia? Muitas vezes essa dor vem de coisas que você nem imagina, então vamos falar hoje sobre seis gatilhos surpreendentes para dor de cabeça.
1. O celular: quando você usa o celular, você fica em posições variadas e, principalmente, olhando ali para baixo. Nunca vi ninguém levantando o braço para manter a cabeça na posição correta. Quando você abaixa a cabeça e fica nessa posição ali por horas, os músculos do pescoço e da nuca ficam tensionados e isso pode agravar uma nevralgia da região occipital, por exemplo. Então, arrume sua postura, se sente numa posição adequada, coluna reta, pescoço numa posição neutra e não esqueça de fazer isso o resto das horas que você passa no celular. Além da postura errada, cuidado com a luz azul do celular e com a distância que você coloca dos seus olhos. Quando nos esforçamos ao se focar na visão, tenta-se dar um acomodação, e isso por muito tempo leva a fadiga da nossa visão e pode causar também dor de cabeça. A dica é ajustar o brilho do celular, tentar fazer pausas regulares, colocar ali um filtro da luz azul e tudo isso vai proteger a sua visão e prevenir a dor de cabeça. Use o celular, é claro, o menor tempo possível.
2. Abstinência de cafeína: muitas pessoas têm o hábito de tomar café em excesso. Quando param de uma hora para outra, começam a ter dores de cabeça por falta de café. Isso é contraditório né? Mas, por que isso acontece? A minha dica é tentar diminuir a quantidade de café aos poucos. Se você toma quatro xícaras de café por dia, por exemplo, passe a tomar só duas xícaras. Diminua a cada três dias até que um dia você nem sinta necessidade de ingerir café e não tenha mais dor de cabeça por causa dele ou pela falta dele. Ou você pode acrescentar uma quantidade de café sem cafeína, e assim vai aos poucos aumentando a quantidade de café descafeinado e diminuir do café comum.
3. Travesseiro e colchão inadequado: você tem um bom travesseiro e um bom colchão? O melhor travesseiro e o melhor colchão são aqueles que mantêm a sua coluna em posição neutra. Quando você deita em um colchão muito mole ou muito duro, ele pode desalinhar tua coluna. Quando você desalinha coluna, a pressão acaba sobrecarregando outras estruturas e outros nervos, e aí o que que você sente? Dores, dor na nuca, dor nas costas, dor de cabeça. Procure então por colchões nem tão molengas, nem tão duras demais. Experimente um travesseiro que você se sinta confortável para dormir em todas as posições.
4. Queijos: os queijos envelhecidos com parmesão, provolone, pecorino têm alta concentração de tiramina. A tiramina é encontrada em todo o alimento fermentado e envelhecido. Essa substância é uma monoamina. Nós temos nosso corpo máximo chamada monoamina-oxidade que é capaz de destruir a monoamina desses alimentos fermentados. A questão é que algumas pessoas têm deficiência de monoamina-oxidade e aí passam a ter dor de cabeça toda vez. Um queijo, principalmente os envelhecidos, vinhos, carnes, peixe defumado. Então, evite consumir esses alimentos. A pior combinação para quem tem a deficiência desta enzima é o queijo coalho.
5. Bonés, gorros, fones de ouvido, prender o cabelo com muita força: se você prende o cabelo todo dia, deixa ele mais solto ou corta o cabelo. Faz um teste e ver se sua dor de cabeça passa. Evite os acessórios demais na cabeça.
6. Cheiros fortes: quando você inala um cheiro forte e persistente, como um perfume ali, né. O cheiro é assimilado pelas células olfativas que vão estimular a liberação de neurotransmissores e substâncias que vão lá vasodilatar os seus vasos do cérebro. Isso pode acabar ocasionando dor de cabeça e enxaqueca. Às vezes, você vai lá e borrifa umas 10 vezes o perfume achando cheiroso, e daqui a pouco começa a ter dor de cabeça. Mas isso vai muito de pessoa para pessoa. Então, a médica passa um pouquinho daquele perfume que você gosta e, se você quiser, vai aumentando aos poucos a quantidade.
E aí, você conhecia todos esses gatilhos surpreendentes? Tem algum outro gatilho que lhe causa dor de cabeça, cefaleia, enxaqueca que eu não falei neste vídeo? Me conta aqui embaixo nos comentários. Inclusive, eu gosto muito de ler os comentários de vocês, as sugestões. Então, me mandem sugestões de assuntos para eu poder falar nos meus próximos vídeos. A maior parte dos vídeos que eu faço vem de sugestões e vocês.
Um grande abraço e até a próxima.
Fonte: 6 gatilhos da dor de cabeça! por Dr. Roberto Yano