Pular para o conteúdo

Descubra os 5 Ms da Geriatria: Dicas para o cuidado de idosos.

Quais são os aspectos mais relevantes que nós devemos abordar durante o atendimento ao idoso? O que de fato faz o geriatra? É sobre isso que iremos falar neste episódio Envelhecer com Saúde.

Olá amigos, bem-vindos! Nesse vídeo, eu vou tentar responder para você uma pergunta que frequentemente me fazem: qual é o principal foco de atuação do médico geriatra? Responder essa pergunta nem sempre é muito fácil, a resposta na maioria das vezes é um tanto quanto complexa, mas recentemente uma geriatra americana chamada Mary Cnet trouxe um conceito que veio simplificar essa resposta. Ela chamou de os 5M da abordagem de um paciente idoso, cinco Emmys como assim:

  • O primeiro Emmy é o M da mente, que denota os aspectos relacionados à depressão, demência, transtornos cognitivos, delírio, que é o estado com funcionar algo dado, algo também muito frequente do idoso.
  • O próximo M é o M da medicação, já abordamos em outros episódios sobre a polifarmácia – é muito frequente o idoso utilizar várias medicações simultaneamente e é muito frequente nos depararmos com efeitos colaterais de medicações.
  • O terceiro M é o M da mobilidade que vem do inglês “mobility”, isso porque uma coisa que é muito comum no idoso é a ocorrência de quedas, distúrbios do equilíbrio, distúrbios da marcha, dificuldade para locomoção – inclusive já abordamos sobre quedas aqui no nosso Que Não Envelhecer com Saúde.
  • O quarto M é o M da multi-complexidade, é muito comum no idoso a ocorrência de várias doenças ao mesmo tempo, as chamadas multimorbidade. O idoso frequentemente tem pressão alta, diabetes, problemas de artrose, problemas de dependência de pressão, enfim, vários problemas.
  • E por fim, o quinto M que é o M do mais importante, que vem do inglês “Meaning”, que se refere à ideia de tentar acessar quais os principais desejos e objetivos relacionados à saúde que aquele indivíduo na parte final de sua vida que é bom.

Esses são os 5M da geriatria, mas obviamente existem outros aspectos que devem também ser abordados, devem ser acessados durante a avaliação ao idoso. Espero que vocês tenham gostado que eu tenha simplificado com isso aquela pergunta bem complexa que eu fiz lá no início do episódio. Espero que vocês continuem aqui nos seguindo nosso canal Envelhecer com Saúde. Deixem suas dúvidas, suas críticas, sugestões e lembrou mais uma vez que envelhecer com saúde é uma questão de escolha.

Até mais!

Fonte: CONHEÇA OS 5 M`s DA GERIATRIA por Envelhecer com Saúde