Pular para o conteúdo

Descubra em 2 minutos se o Chá de Quebra-Pedra Funciona

Phyllanthus Niruri e seus efeitos na redução de pedras nos rins

Olá, eu sou o doutor Roberto Galvão e vamos falar de metrologia em 2 minutos. Se você já ouviu falar de Phyllanthus Niruri, não é quebra-pedra? Chá já ouviu, né? É a Phyllanthus Niruri é o nome científico da quebra-pedra, aquela plantinha que é utilizado para fazer um chá para os episódios de cólicas renais. Mas as pessoas sempre me perguntam: afinal, é remédio, é terapia alternativa, é curandeirismo, tem efeito, não tem efeito? E para responder essa pergunta, eu levantei aqui um artigo do Hospital das Clínicas, um trabalho multidisciplinar do qual faz parte o professor Miguel Cirurgia e da Urologia.

É um estudo que se é onde estudou pacientes com problemas metabólicos documentados na urina de 24 horas, a paciência com hipercalciúria e pelo uricosuria hiperoxaluria, se urna é a presença na urina né? Então, eles pegaram pacientes com todos os transtornos metabólicos em urina de 24 horas, aplicaram durante 12 semanas o chá de quebra-pedra e depois é reavaliar novamente após 12 semanas sem o uso do chá para ver o possível efeito residual.

Então, quê que se observou? Que o chá realmente tem um efeito benéfico no sentido de reduzir a hiperoxaluria e a hiperuricosúria, ou seja, oxalato e ácido úrico na urina são reduzidos um efeito do chá de quebra-pedra e além disso, o chá aumentou a excreção urinária de magnésio, potássio, culminando com isso na uma melhora na excreção do citrato, que é o principal fator solubilizador da urina.

E aí assim, o que que se observou além disso, além dos efeitos metabólicos, o chá de quebra-pedra também promoveu uma redução na formação das pedras, tanto no número de e como no tamanho das pedras. Existe sim evidência científica, porém as pessoas vão me perguntar o seguinte lá: então, eu posso se eu tiver cólica renal tomar o chá de quebra-pedra?

O ideal é que o paciente ele tenha o essa investigação metabólica e que tem um critério para para utilizar, de preferência com supervisão profissional. Não basta simplesmente numa farmácia comprar e tomar sem fazer um ultrassom, sem fazer os exames de urina, exame de sangue para se investigar quais são as causas desses cálculos. E ainda tem algumas pessoas perguntam: poxa, mas eu não tenho acesso à saúde pública, moro num lugar distante, eu não acho médico, não tem especialista, eu não tenho convênio, eu não consigo pagar uma consulta.

Eu posso tomar o chá de quebra-pedra numa crise? E a resposta que eu posso dar é seguinte: não é o ideal, mas considerando todos esses efeitos benéficos e pela probabilidade de poder acertar no alvo e considerando que a que o chá não tem quase infecção laterais em causa nem mal para saúde, o conselho que eu posso dar é: se você tem uma dificuldade, tomou chá de quebra-pedra, pode ser que funcione, pode ser que não funciona, você realmente vai precisar de auxílio médico. Espero ter ajudado com essa informação. Um grande abraço até o próximo programa.

  • Efeitos benéficos do chá de Quebra-pedra na redução de pedras nos rins
  • Importância de se realizar investigação metabólica antes de utilizar o chá
  • Recomendação de utilização com supervisão profissional

Fonte
O Chá de Quebra-Pedra Realmente FUNCIONA ? | Nefrologia em 2 Minutos por Nefrologista