Pular para o conteúdo

Descubra as 5 principais novidades para combater queda de cabelo em 2022 com o dermatologista Dr. Paulo Müller

5 novidades para o tratamento da queda de cabelo em 2022

No vídeo de hoje, vamos falar a respeito das cinco maiores novidades para o tratamento da queda de cabelo para o ano de 2022. Vamos dar uma resumida nos estudos, nas novidades e nos achados mais importantes do último ano, já pensando no que realmente deve impactar muito na nossa prática como novidade para esse ano de 2022.

Antes de começar, lembramos que nosso canal fala de dermatologia, em especial de tratamentos capilares. Se você se interessa nesses assuntos, não deixe de se inscrever e compartilhar nosso conteúdo, pois isso ajuda a chegar a mais pessoas.

Tipos de queda de cabelo

A queda de cabelo é uma manifestação que pode acontecer por diversos problemas, como a calvície no homem, calvície na mulher, eflúvio telógeno, alopecia areata, entre outros. Neste vídeo, não entraremos detalhadamente em cada um desses assuntos, mas vamos falar dos cinco tratamentos que consideramos as novidades mais interessantes e promissoras.

1. Bicalutamida

Para o tratamento da calvície feminina, temos a bicalutamida, que já é usada há muito tempo para problemas prostáticos. Ela é um medicamento anti-androgênico para o tratamento da calvície feminina e, segundo estudos iniciais, parece ser mais potente do que outras opções como a espironolactona e a ciproterona.

2. Dutasterida

Assim como a bicalutamida, a dutasterida não é uma droga nova. Ela já é usada há muito tempo, mas duas novidades com relação a ela são:

  • A eficácia para o tratamento da alopecia frontal fibrosante, condição que se acredita ser melhor tratada com dutasterida até o momento;
  • A aprovação pela ANVISA como indicação de Bula para o tratamento da calvície masculina, o que reforça o nosso arsenal para o tratamento da calvície masculina.

3. Finasterida tópica

A finasterida já é conhecida para o tratamento da calvície masculina há muitos anos, mas o seu uso tópico ainda pairava muitas dúvidas com relação à concentração, aplicação, efeitos colaterais, entre outros. Em 2021, um estudo muito bem feito mostrou que a eficácia da finasterida tópica foi semelhante à da finasterida oral e os efeitos colaterais foram menores, o que reforça a ideia de que ela pode ser uma opção muito interessante.

4. Clascoterona

A clascoterona é um antiandrogênico que bloqueia a ação dos hormônios masculinos e é usada topicamente. Até o momento, já foi aprovada pela agência regulatória dos Estados Unidos para o tratamento da acne e está sendo estudada para o tratamento da calvície. É uma novidade promissora em termos de resultados terapêuticos com menos efeitos colaterais.

5. Inibidores da Jaque

A Alopecia areata é ainda uma condição bastante desafiadora e todos os tratamentos disponíveis até o momento não têm indicação de Bula. Entretanto, estamos tendo grandes avanços com os inibidores da Jaque, uma família de medicamentos que já é estudada há alguns anos para o tratamento dessa condição.

A grande novidade é que cada vez mais temos moléculas novas sendo estudadas especificamente para a alopecia areata, o que pode levar à aprovação de medicamentos específicos para o tratamento da condição. Com esses estudos mais robustos, é possível chegar a um perfil de eficácia e segurança do medicamento, o que tem grandes chances de levar à aprovação pela agência regulatória.

Essas são as nossas cinco maiores novidades para o tratamento da queda de cabelo em 2022. Esperamos ter contribuído com informação e conhecimento. Até a próxima!

Fonte: 5 Maiores Novidades Para Queda de Cabelo em 2022 – Dr. Paulo Müller Dermatologista. por Dr. Paulo Müller