Pular para o conteúdo

Descubra 6 fatos interessantes sobre cogumelos mágicos e psilocibina

Cogumelos Mágicos: Fatos Interessantes

Os cogumelos mágicos são um tipo de cogumelo que podem provocar alterações drásticas no pensamento, percepção e emoções. A psilocibina é uma das principais substâncias por detrás desses efeitos e ela pode ser encontrada em diferentes dosagens dentro de cerca de 200 espécies diferentes de cogumelos.

Fato 1:

  • Depois de ingeridos, os cogumelos costumam fazer efeito dentro de 10 minutos a 1 hora.
  • O início dos efeitos varia a depender de fatores como altura, peso da pessoa e forma de ingestão, que pode ser por meio de um chá, sopa, comido ou tragado.
  • Depois dos efeitos começarem, uma dose moderada pode continuar causando alterações na mente por 3 a 8 horas.
  • O pico dos efeitos costuma ocorrer algumas poucas horas depois da ingestão.

Fato 2:

O tipo de experiência psicodélica depende da dosagem ingerida, do estado emocional e do ambiente. Doses baixas podem provocar alterações como observar coisas que estão paradas se movendo, cores se modificando ou algum tipo de sinestesia. Doses elevadas podem provocar efeitos mais dramáticos, tais como ter alucinações intensas, perceber seres imaginários, se sentir totalmente desconectado da realidade ou sentir como se minutos durassem horas.

Fato 3:

A psilocibina afeta o cérebro ao se ligar a receptores de serotonina. A estrutura química da psilocibina é parecida com a da serotonina, permitindo que ela se ligue a receptores desse neurotransmissor, especialmente o 5-HT2. Isso tende a causar uma cascata de alterações na atividade de diferentes regiões cerebrais que ajudam a regular várias funções, tais como o humor, disposição, temperatura corporal e apetite.

Fato 4:

Diferentes efeitos colaterais podem vir de brinde junto com a sua aventura mental. Alguns dos possíveis efeitos colaterais fisiológicos são náuseas, vômitos, diarréia, desconforto no estômago, dores de cabeça e, em alguns casos, crises convulsivas. Já os efeitos psicológicos podem envolver coisas como agitação, cansaço, ansiedade e paranoia. Quais efeitos colaterais serão observados depende também do que está sendo consumido junto com os cogumelos, além dos outros fatores já mencionados.

Fato 5:

O risco de desenvolver dependência ou ter uma overdose é baixo. Isso também é verdade para outras substâncias psicodélicas, como o LSD. Já o risco de desenvolver uma tolerância temporária é alto. Então, se uma pessoa consome uma certa quantidade do mesmo cogumelo ao longo de dois dias seguidos, por exemplo, os efeitos psicodélicos do segundo dia podem ser menos intensos. Para observar efeitos similares aos do primeiro dia, uma dose maior seria necessária.

Fato 6:

Estudos têm demonstrado que a psilocibina pode reduzir sintomas depressivos. Embora ainda não existam tantos estudos assim, pois pesquisas sobre isso são relativamente novas, os resultados até agora foram promissores. Em um desses estudos, a ingestão de uma única dose de psilocibina foi capaz de auxiliar pacientes que tinham uma depressão persistente a tratamentos. Por enquanto, médicos não podem receitá-la para tratamentos desse tipo, já que a substância é proibida em muitos lugares e ainda estamos engatinhando nos estudos clínicos com ela. Apesar da psilocibina ser uma promessa para tratamentos no futuro, o seu uso não indicado por um médico pode trazer riscos consideráveis e imprevisíveis para quem o consome. Por isso, a automedicação envolvendo essa substância não é recomendável.

Se gostou do vídeo do vídeo de hoje, clique em gostei aqui embaixo, se inscreva no canal e clique no sininho. Assista o nosso vídeo sobre LSD que tem muito a ver com o tema de hoje, além de conferir a nossa playlist sobre drogas!

Fonte
6 FATOS SOBRE COGUMELOS MÁGICOS E PSILOCIBINA por Minutos Psíquicos