Pular para o conteúdo

Dermatite: alimentos que podem causar e como evitá-la | Dr. Fernando Tagliarini


Olá! Sou Dr. Fernando Tagliarini. Hoje vou responder a uma pergunta frequente no consultório: “Estou com essa coceira no corpo por conta de algo que comi”.
É muito comum que pacientes ou pais de pacientes com algum tipo de eczema tentem relacionar o quadro atual com alguma causa, mas, infelizmente, na grande maioria dos casos, é muito difícil identificar o desencadeante. Surge a famosa pergunta: “Doutor, será que foi algo que comi?”
Certos alimentos podem ser estímulos de eczema. Infelizmente, não existem testes que possam determinar com certeza se um alimento ou outros agentes ambientais podem provocar um eczema ou servir como desencadeantes mais tarde na vida. Na verdade, mesmo com testes bastante específicos para alergias alimentares, encontramos muitas crianças ou pacientes adultos que apresentam múltiplas alergias alimentares que acabam sendo irrelevantes para o tema.
Eles podem ser relevantes para manifestações intestinais de alergia e para o desenvolvimento de urticária ou outras manifestações alérgicas, mas não são relevantes para o quadro cutâneo na maioria dos casos. Na verdade, na melhor das hipóteses, servem como um norte.
Se você tiver testes negativos, isso geralmente significa que não terá um problema com um alimento específico desencadeando eczema. Se houver testes positivos, eles frequentemente são falsos positivos.
Em geral, é importante reconhecermos que nós e os dermatologistas poucas vezes pensamos em alimentos como um gatilho, a menos que tenhamos realmente uma criança que seja bastante grave e que não responda bem aos tratamentos tópicos sozinhos ou quando temos uma situação em que os pais observam claramente que o alimento específico é um gatilho para esse tema.
A ideia de restringir ou se livrar totalmente de alguns alimentos não deve ser feita de rotina, devendo ser reservada para aqueles casos mais graves e de difícil tratamento.
Portanto, antes de suspender qualquer alimento da dieta, consulte seu dermatologista. Cada caso deve ser avaliado individualmente por um médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a fim de analisar o quadro cutâneo e instituir o melhor tratamento para o paciente.
Até mais!
Fonte: Alimentos x Dermatite por Dr. Fernando Tagliarini por Dermatologia Tagliarini