Se você é capaz de causar depressão em si mesmo, é importante entender que isso é resultado da natureza do que está acontecendo com você. Você está gerando pensamentos e emoções que vão contra você, o que pode levar a uma quantidade substancial de emoções e pensamentos intensos. Se você não tem emoções ou pensamentos intensos sobre algo, é improvável que fique deprimido.
A linha entre sanidade e insanidade é muito fina, e muitas pessoas podem perder o equilíbrio mental com situações externas. Para algumas pessoas, a doença mental é patológica, decorrente de fatores genéticos e outros fatores. Para a maioria das pessoas, no entanto, é simplesmente a forma como pensam e sentem que as leva à depressão ou ansiedade.
Se você está constantemente forçando a linha entre sanidade e insanidade, isso pode levar à loucura. Tente sentir raiva intensa em relação a alguém por 10 minutos por dia e você pode perceber que, em três meses, estará clinicamente doente.
No entanto, é importante entender que você não tem o direito de ficar doente ou deprimido para receber a atenção das pessoas. De muitas maneiras, a doença é alto criada e resultante de incentivos criados pela sociedade desde a infância.
Se você quiser ficar saudável e não quer ficar doente e infeliz, estabeleça as condições adequadas para a saúde e para os seus filhos. Eles aprenderão a valorizar a alegria e a importância de ser saudável se você deixar isso claro para eles.
Você deve entender que mentalmente, fisiologicamente e quimicamente, não vale a pena estar doente e deprimido. É melhor se concentrar em viver uma vida alegre e saudável.
No final, você é responsável pela sua saúde e felicidade. Estabeleça prioridades adequadas e busque o equilíbrio mental e físico.
Fonte: Um Insight Incrível Sobre a Depressão | Sadhguru Português por Sadhguru Português