Pular para o conteúdo

Dengue: Uso do Permanganato de Potássio para Aliviar Sintomas

Permanganato de Potássio: um eficiente agente no combate à coceira provocada pela dengue

Olá, amigos da Rede Portaleducação Net! Aqui estou mais uma vez trazendo uma dica de utilidade pública. Eu creio que a maioria das pessoas deve conhecer esse produto: o permanganato de potássio. Ele existe em pó e em comprimidos, e não fazem menção da marca. Você vai encontrar várias marcas por aí sobre esse produto.

O permanganato de potássio é muito utilizado há muitos anos. É um produto tradicional nas famílias, mas aqui eu gostaria de demonstrar mais uma utilização. Nós fizemos uma pesquisa e curiosamente, não vimos menção da utilização deste produto relacionado à dengue. Então, nosso foco hoje é mostrar o permanganato de potássio como um agente excelente para auxiliar no combate à coceira provocada pela dengue.

Um dos sintomas da dengue é a coceira, o coçar e o encaroçamento do corpo. É claro que todo médico vai passar um antialérgico. Basta levar a criança no hospital e o médico vai passar um antialérgico. Mas mesmo tomando anti-alérgico, a criança costuma sentir muita coceira na pele. Então, o permanganato de potássio se mostrou muito eficiente.

Agora, como eu descobri isso? Através de conversas com pessoas mais antigas, pessoas que usaram e deram certo. E, coincidentemente, meu filho pegou dengue e mesmo tomando antialérgico, a coceira não passava. Então, o que nós fizemos? Nós pegamos o permanganato de potássio e utilizamos. Nós passamos uma vez e ele sentiu um alívio. Na terceira aplicação durante o dia, ele não sentiu mais a coceira. Claro que nós também estamos dando o antialérgico.

O permanganato de potássio auxilia na redução da coceira porque ele vai trabalhar na pele. Ele vai trabalhar diminuindo os agentes que atuam na pele, o que provoca coceira. Lembrando que ele não é antialérgico, ele auxilia no tratamento da coceira. Ele ameniza a coceira da pessoa que está com os sintomas da dengue.

Então, primeiro, o fabricante pede para que você coloque o envelopezinho desse pó em um recipiente de um a quatro litros. Nós aqui utilizamos um litro de água. O que você vai fazer é pegar uma vasilha, por exemplo, uma vasilha medidora de meio litro. Em um litro de água, em um recipiente, você vai dissolver o conteúdo de um frasco.

A água pode ser natural ou morna. No meu filho, nós usamos água morna. Observa que a água fica um tom violeta. Então, você vai agitar para fazer a dissolução em água. Essa água pode ser utilizada com uma flanela de algodão. E quando você for passar, não esfregue. É só você pegar e banhar.

É importante não dar essa água para as crianças bebês. Esse produto é um poderoso oxidante e é um pouco tóxico se ingerido. Então, você vai pegar essa flanela e passar no corpo da criança. Se a criança for pequena, você pode colocar uma bacia na frente da mãe da criança.

Agora é importante eu indicar sempre uma situação. Antes de você aplicar em todo o corpo, você aplica em um local, em um pedaço da pele e espera entre 1 e 3 minutos para ver se a criança tem uma reação alérgica ou não. Pode ser qualquer produto.

Então, você vai pegar essa flanela e passar pelo corpo da criança, aonde tem os carocinhos. Fica a dica do uso do permanganato de potássio para dar o banho em crianças que estejam com coceiras por causa da dengue.

Eu não vou falar em relação aos adultos, porque as informações sobre esse vírus são muito poucas. Então, se for diagnosticado com a dengue, essa solução pode ajudar a reduzir a coceira no corpo das crianças.

O permanganato de potássio é indicado medicinalmente para vários sintomas. Ele é utilizado como antisséptico, antibacteriano, para cicatrização, feridas, brotoejas, candidíase, entre outros.

Ele é utilizado também para combater fungos e bactérias. Cuide-se e qualquer coisa, envie um comentário!

Fonte: UTILIDADE PÚBLICA – Uso do Permanganato de Potássio no combate aos sintomas da Dengue por Sebastião Mendes de Sousa