Pular para o conteúdo

Dengue: transmissão, tratamento com soro caseiro e sinais de alarme


Olá, meu querido! Tudo bem com você? Sejam bem-vindos a mais uma vídeo aula aqui do seu canal Vídeo Aula de Biologia. Eu sou seu professor Davi Barbosa.
Gente, é o seguinte: essa semana deu uma paradinha aí naquele ritmo de gravar aulas de digestão porque eu peguei dengue. Eu estou dengoso, você está dando para perceber, eu tô até um pouco vermelho, né? Tá certo, e eu queria aproveitar então para falar da dengue. A gente tá tendo um aumento no nosso país inteiro dos casos de dengue este ano. No ano passado, ano de pandemia, ainda estamos em pandemia, mas em que a pandemia tava mais quente, que deu uma baixada, uma diminuída nos números de casos de dengue, este ano voltou com tudo. A gente teve um aumento razoável aí nos casos de dengue. E aqui na minha cidade, eu moro em Araraquara, São Paulo, a gente está com uma epidemia braba de dengue. Tá certo? Eu queria falar com vocês então sobre a dengue. Beleza? Espero que você aproveite a aula. Se você tiver alguma dúvida, aí nos comentários, tá certo? Vamos para a aula então.
Então aqui já mostrando para vocês o inseto vetor, aquele que transmite o vírus da dengue. Tá certo? Gente, então nós temos aquele lembrando que são quatro tipos de vírus de dengue. O Aedes aegypti é o mais comum. A ele é transmissor da dengue, da febre amarela, também da chicungunha e da febre Zika. Esse mosquitinho transmite essas quatro doenças virais: dengue, febre amarela, Zika e chicungunha. OK? Tá aqui o Aedes aegypti, e a gente tem lá na região da Ásia o Aedes albopictus. E o Albopictus tem aqui, ó, no comecinho do tórax, um risquinho branco. Os insetos têm cabeça, tórax e abdome, tá? Então aqui a cabeça, o tórax e abdome. Aqui no tórax ele tem um risquinho branco. Wesley Chicão diz, e essa diferença básica entre eles. Tá certo? O Aegypti, o que tem aqui, né? O Aegypti tem a ver com as navegações, com tráfico de escravos lá da África dessa região do nosso planeta, né? Aedes aegypti significa odioso do Egito. Ele de lá dessa região é que significa Aedes aegypti. A música tinha bem chato, né? “Odioso do Egito” que fica sobrevoando ali embaixo. Ele se esconde nos móveis escuros, atrás dos portões, debaixo da cama, debaixo da mesa. Ele é bem chatinho, né?
Mas o que a gente tem que falar vamos falar dos sintomas. Os sintomas, o que a gente sente quando a gente está com dengue. Eu sinto, especialmente, dor fortíssima de cabeça, uma dor muito forte de cabeça, a dor nos olhos, dores no corpo também são sintomas iniciais da dengue. Depois disso, evolui para náuseas, vômitos, a perda do apetite. E segue se hidratar, tem que tomar bastante água, né? Quatro litros e meio de água por dia. Desse volume, quatro litros e meio, litro e meio é de soro. Que você faz aí na sua casa, tá certo? O soro caseiro, ele vai ter duas colheres de sopa de açúcar, uma colher de café de sal. Isso você dissolva em um litro de água potável ou fervida. Certo?
Aqui temos os casos de dengue no Brasil. Se a gente for ver aqui, ó, eu tô aqui no site da Wikipedia, tá bom gente? Mas o que a gente tem que falar é que os sintomas, o que a gente sente quando a gente está com dengue, eu sinto, especialmente, dor fortíssima de cabeça, uma dor muito forte de cabeça, a dor nos olhos, dores no corpo também são sintomas iniciais da dengue. Depois disso, evolui para náuseas, vômitos, a perda do apetite. E segue se hidratar, tem que tomar bastante água, né? Quatro litros e meio de água por dia. Desse volume, quatro litros e meio, litro e meio é de soro. Que você faz aí na sua casa, tá certo? O soro caseiro, ele vai ter duas colheres de sopa de açúcar, uma colher de café de sal. Isso você dissolva em um litro de água potável ou fervida. Certo?
Aqui temos os casos de dengue no Brasil. Se a gente for ver aqui, ó, eu tô aqui no site da CNN Brasil. Os casos de dengue no Brasil cresceram 43.900 em 2022, segundo Ministério da Saúde. Claudio Maierovitch, coordenador do Info Dengue da Fiocruz, diz que avanço pode ter sido efeito da redução de ações preventivas durante a pandemia. E a gente não se cuidou, você deixou de retirar a água parada aí na sua casa. Tá certo? Então, nós temos aqui a gente de ser mais. Aqui ainda, não temos.
A gente tem aquela informação, o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. A região Centro-Oeste apresentou a maior taxa de incidência, com 204,1 casos por 100 mil habitantes. Seguem a região Norte, Sul, Sudeste e Nordeste, são as regiões na ordem, número de casos de dengue.
Aqui, Araraquara, só para você ver, a gente tá aqui em 2022, tá com 1801 casos registrados. Não se compara a 2015 e a 2019, mas é sem dúvida alguma um número preocupante, principalmente considerando que a gente está vivendo a pandemia da cor 2019 certo, gente?
Tá bom, parece fechar o vídeo. “Sinais de Alarme”, né, para chamar nossa atenção, principalmente de quem já está com dengue. O que significa? Cura no Pronto Socorro Hospital mais rápido possível, se você estiver sentindo isso. Quais são esses sinais de alarme? Dor abdominal intensa e continuar a vomitar persistentemente. Obviamente, a dor abdominal vai fazer a pessoa vomitar. Se ela comer alguma coisa, ela vai ver alguma coisa, então não vai se alimentar, não vai se hidratar. Aí, vai ter que internar mesmo, né? Se não, desmaia e morre. Queda abrupta da temperatura do corpo, sangramentos. Sangramento indica dengue hemorrágica. Agitação, sonolência, tontura ou desmaio. A pele fria e pálida. Funções que o corpo não está funcionando, obviamente. Diminuição da quantidade de urina, pode ser indicar problema ali nos rins. Isso pode ser sério, né? Dificuldade de respirar, falta de ar. Se você já tá com manchinhas vermelhas pela pele, cor. São sinais, feliz, embora não seja muito feliz, a coceira da dengue, mas é um sinal de que a dengue no seu corpo tá indo embora, você já tá no finalzinho dela, gente.
Tá aí mais uma vídeo-aula, o vídeo-aula informativo sobre a dengue. Espero ter ajudado e se você ficou até aqui, gostou do vídeo, deixe um like e se inscreva no canal se ainda não for inscrito e divulgue o vídeo nas suas redes sociais para seus amigos também assistirem e aprenderem um pouquinho mais sobre os assuntos aqui do canal. Obrigado, tchau até a próxima.
Fonte: Dengue – transmissão, soro caseiro e sinais de alarme por Prof. Davi Barbosa – Videoaula de Biologia