Pular para o conteúdo

Dandy Walker: o que é, sintomas e tratamento da síndrome

Olá pessoal! O professor Wilson Cândido está de volta com mais um vídeo da série “Café com Estímulos”. Dessa vez, vamos conversar sobre a Síndrome de Dandy-Walker, também conhecida como complexo de Dandy-Walker. Essa síndrome é considerada uma condição diagnóstica muito peculiar, pois se caracteriza pela malformação cerebral congênita, acometendo uma área extremamente importante que é o cerebelo.

O cerebelo é uma estrutura cerebral de grande importância para a capacidade psicomotora, especialmente encarregado pelo controle e pela organização dos movimentos da postura e dos equilíbrios dinâmico e estático. Além disso, ele participa junto com outras estruturas cerebrais do processo de coordenação para a articulação da fala, para aquisição e perfeita retenção para a memória e cognição.

A síndrome de Dandy-Walker compromete o cerebelo e os espaços repletos de líquidos circunvizinhas ao cerebelo, o que também pode provocar o surgimento de outras dificuldades cerebrais, além de comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

A causa exata ou quais são os elementos que levam ao surgimento da síndrome de Dandy-Walker ainda não são conhecidos, mas sabe-se que há ocorrência familiar para esse quadro. Acredita-se que a mesma condição resulta de uma combinação de fatores de ordem genética e de ordem ambiental. Alguns desses fatores que predispõem para a Dandy-Walker podem estar associados a fatores de risco para qualquer outra condição diagnóstica, como exposição a situações de radiação, doenças infecciosas durante a gestação, como rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose, uso abusivo de álcool e outras substâncias durante o primeiro trimestre gestacional, dentre tantos outros fatores que são considerados fatores de risco. Por isso, a incidência da síndrome de Dandy-Walker é de um para cada 25 a 35 mil nascidos vivos e pode acometer igualmente a ambos os sexos.

A principal característica da síndrome de Dandy-Walker é comprometimento cerebelar. A Dandy-Walker é responsável por aproximadamente 1 a 4% da totalidade de casos de hidrocefalia. A hidrocefalia é uma condição caracterizada pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano dentro dos ventrículos, que são espaços no cérebro ou do espaço subaracnoide.

O indivíduo com quadro de hidrocefalia pode apresentar problemas no processo de ensino-aprendizagem. Não é associado somente a déficit de atenção e concentração, mas também a capacidade de raciocínio lógico comprometida, prejuízo na memória curta, dificuldades em conter a ação motora ampla e fina, prejuízos na organização e na orientação espaço-temporal, problemas de motivação e iniciativa e interesse, especialmente para atividades que demandem esforço produtivo.

Alguns sinais para a Dandy-Walker incluem rápido crescimento da cabeça (estamos falando de hidrocefalia dentro da condição de Dandy-Walker) e tornando-se em alguns casos excessivamente grande de se proporcional. É comum em função de se observar comportamentos irritados, crises convulsivas, queixas frequentes de cefaleia, dores de cabeça, dificuldades na locomoção, dependendo da área cerebral afetada, perda de habilidades físicas previamente adquiridas, alterações de personalidade e comportamento, com fácil mudança, além de atividades com execução letárgica, muito lento na execução de algumas atividades.

O diagnóstico para a síndrome de Dandy-Walker é por meio do histórico familiar e do exame clínico. Alguns exames como a ultrassonografia e a ressonância magnética tomografia computadorizada podem ser muito auxiliares ao médico para verificação de malformações e como diagnóstico diferencial também frente a outros quadros similares. A principal terapêutica para a Dandy-Walker consiste em tratar todas as situações correlacionadas, mais uma vez reforçando o tratamento das comorbidades quando for de fato necessário e possível. O tratamento deve ser realizado sempre com abordagem multidisciplinar por se tratar de uma condição que compromete diversas situações importantes ao desenvolvimento da criança.

Resumindo, a síndrome de Dandy-Walker ou complexo de Dandy-Walker é uma malformação cerebral congênita que compromete o cerebelo, que é uma região importante para a nossa movimentação, postura e coordenação. Ela pode ter um percentual significativo de presença de hidrocefalia, o que traz consequências outras, como prejuízos no aprendizado, na motricidade e além do prejuízo cerebelar que é o que caracteriza inicialmente o quadro. A abordagem multidisciplinar precoce vai destacar com terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, e no contexto escolar, abordagem pedagógica, entendendo a necessidade de adaptação de atividade, adequação curricular e mais uma vez necessidade de ferramentas que facilitem o processo de acessibilidade.

Este foi o assunto de hoje de mais um vídeo da série “Café com Estímulos”. Abraços a todos e até o nosso próximo vídeo!

Fonte: SÍNDROME DE DANDY WALKER por WILSON CANDIDO BRAGA – 85 98878 3532