Pular para o conteúdo

Cuidados com o cabelo na internação domiciliar.


Neste vídeo, você irá aprender a realizar o banho na cama. O ideal é o banho realizado no chuveiro, no entanto, muitas pessoas têm dificuldades para sair da cama ou não conseguem se locomover.
Primeiro, você vai aprender como lavar a cabeça e depois o resto do corpo. Lembre-se que o cabelo não precisa ser lavado todos os dias, apenas quando achar necessário.
Você vai precisar dos seguintes materiais:
– Uma jarra com água morna. Lembre-se que a água não deve estar muito quente nem muito fria, o ideal é ter a temperatura morna.
– Todo o material necessário para a lavagem, como shampoo, condicionador, um pente para pentear o cabelo, duas toalhas, uma bacia e um plástico grande.
– Certifique-se de forrar a cama com um plástico e depois colocar uma toalha por cima.
Após separar todo o material necessário, deixe-o próximo do paciente. A primeira coisa que você deve fazer é baixar a cabeceira da cama, de forma que o paciente fique reto para lavagem na cabeça. Caso a pessoa não consiga erguer o tronco ou firmar a cabeça, retire o travesseiro e peça que outra pessoa leve o tronco. Dobre o travesseiro e coloque nas costas.
A bacia deve ficar abaixo da cabeça. Lave os cabelos com água morna e certifique-se de não deixar a água escorrer para os olhos e ouvidos. Lave o cabelo com seu shampoo de preferência, mas cuidado para não utilizar muito, pois pode ser difícil para remover.
Enxágue bem para evitar que o cabelo fique com resíduos. Depois da limpeza com o shampoo, se preferir, passe o condicionador e proceda com o enxágue do cabelo. Cuidado para que a água não vá para os olhos e ouvidos, deve ser redobrado por causa do shampoo.
Seque bem o cabelo com a toalha, lembrando de secar bem os ouvidos. Se desejar, você pode usar o secador para secar o cabelo. Se o paciente tiver cabelo comprido, o uso do secador pode ser ideal, pois o cabelo molhado pode molhar o travesseiro e causar desconforto.
Fonte: Internação Domiciliar – Higienização do cabelo por Portal da Inovação na Gestão do SUS