Pular para o conteúdo

Cuidados com idosos que possuem a Doença de Parkinson.


Olá, você já me conhece, sou a Silvia, Gerente Técnica da Home nos Brasil. Antes de começarmos, lembre-se de se inscrever em nosso canal e ativar as notificações para receber em primeira mão nossos vídeos.
Hoje vamos falar sobre como cuidar de um idoso com a doença de Parkinson. A doença de Parkinson afeta os movimentos e tem um impacto direto e importante nas atividades do cotidiano do idoso. O cuidador precisa ter o conhecimento de como agir com esse idoso e ajudá-lo a fazer o que tem habilidade para realizar.
Antes de iniciar uma atividade, peça que o idoso faça o planejamento mental do que irá fazer, para que a pessoa tenha segurança no movimento que irá fazer. Essa organização não será tão eficaz se o ambiente sofrer mudanças contínuas. Por isso, deve-se evitar a mudança de móveis, por exemplo. Quando a atividade apresentar certo risco ou esforço, evite conversar com o idoso para que a atenção não seja desviada e o foco seja no que está sendo feito.
Lembre-se, aqui, o parque são os movimentos, que deixam de ser automáticos e passam a ser pensados antes de serem feitos. Esse entendimento te ajuda a compreender por que as atividades são realizadas uma a uma, e não duas ao mesmo tempo.
Durante as refeições, evite deixar a televisão ligada. O idoso precisa estar em uma posição confortável e o ambiente com boa iluminação. Os utensílios usados para a refeição podem ser adaptados, e o profissional terapeuta ocupacional da equipe multi da Home Angels pode ajudar na escolha e uso.
O autocuidado, como banho, escovar os dentes, vestir-se, até mesmo preparar as refeições, podem ser colocados logo após a primeira dose da medicação, devido ao esforço que causam. Tenha sempre por perto uma cadeira, pois em um caso de fadiga extrema, o idoso pode cansar.
Em uma determinada fase da doença, é importante para diminuir o gasto de energia priorizar roupas confortáveis, evitando botões ou zíper. Caso a roupa tenha, deixe o idoso sentado para fechá-los ou abri-los. Podem ser necessários os comandos verbais para ajudar na construção do movimento que precisa ser realizado.
Observe o idoso para ver se esse é o caso. A fadiga é uma característica muito comum e até mesmo esperada da doença, que causa muito impacto na condição geral do idoso. Existem técnicas para gerenciamento da fadiga, e os profissionais da saúde envolvidos nos cuidados podem ajudar.
Além das técnicas, uma boa noite de sono e um cochilo de 40 minutos no máximo do período da tarde ajudam bastante. Saiba mais sobre este e outros assuntos em nosso site, Facebook e no YouTube. Clique e compartilhe nosso canal. Te espero em nosso próximo vídeo. Até a próxima!
Fonte: Como cuidar de idoso com a Doença de Parkinson. por Home Angels Vídeos