Pular para o conteúdo

CUIDADO COM A AUTOMEDICAÇÃO

CUIDADO COM A AUTOMEDICAÇÃO

Caixinhas cheias de cores, letrinhas e não são enfeites. Cada Tarja estampada nos rótulos dos Remédios obedece a uma classificação importante para a saúde de quem usa. Quem decide as colorações de cada tipo de remédio é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas indicações também são fundamentais para o trabalho dos farmacêuticos na hora de garantir que o medicamento seja exatamente aquele prescrito pelo médico. Olho nos rótulos dos medicamentos!

Tudo isso é necessário saber para poder utilizar um medicamento de uma forma correta, porque são produtos químicos que tem os seus efeitos e que a gente tem que utilizar dentro do possível com a orientação e com a prescrição médica somente. Os mips (medicamentos isentos de prescrição) que são medicamentos isentos de prescrição, essa orientação ela passa a ser feita aqui pelo farmacêutico e acompanha pelo farmacêutico os medicamentos.

As tarjas pretas são os mais fortes, precisam de um controle maior na hora de serem adquiridos, podem afetar o sistema nervoso central e por isso causar dependência ou até mesmo levar a morte. As outras tarjas são a vermelha que oferecem risco intermediário de efeitos colaterais e devem ser prescritos pelo profissional de saúde, e os de tarja amarela. Esses podem ou não exigir receita médica, sejam eles originais ou genéricos, até o local onde ficam expostos nas prateleiras devem obedecer a uma regra. As receitas também são classificadas para reforçar o controle na saída de cada remédio. Além das tarjas nos rótulos existem também os medicamentos Livres, aqueles sem a necessidade ou obrigatoriedade de uma receita específica para se adquirido.

Agora, em todos os casos é preciso ter muito cuidado com a automedicação. Consciente do que cada um representa, o medicamento mantém a boa relação com a saúde. É priorizar sempre a orientação de quem tem permissão para isso. Nós não podemos utilizar o medicamento que ainda a grave mais o estado de saúde do paciente. Todos os cuidados são devidos no momento, tanto da prescrição feita pelo profissional como na dispensação feita aqui no Balcão, com todos os cuidados devido com todas as orientações devidas para que a utilização ela faça sentido.

Fonte
Cores das tarjas dos remédios: você sabe o que cada uma significa? por TV Ceará