Pular para o conteúdo

Crise de asma: saiba o que fazer para aliviar os sintomas.

Você sabe o que é asma e como tratar uma crise? Eu sou Márcia Israe, pediatra, e vou te explicar como fazer isso.

A asma é uma das doenças alérgicas mais comuns e tem sempre um componente familiar. Se a mãe tem asma, o pai tem asma, a família é uma família com crises. Geralmente, algumas crianças começam a apresentar sintomas como chiado no peito desde muito novo, com 2-3 anos, e muitas vezes pode ser apenas um quadro viral.

No entanto, é importante acompanhar essas crianças, pois as crises vão se repetir. Se o bebê começa a ter várias crises no ano, duas ou três crises, e nessas crises a respiração é difícil e independente de ter uma virose ou não relacionadas à mudança do tempo, a gente tem que pensar em asma.

Para evitar pioras, é fundamental saber como agir depois da primeira crise. No atendimento vão orientar as medicações para tirar da crise. Os broncodilatadores e os corticoides são muito importantes de serem feitos. O processo é simples: a gente usa o espaçador com a medicação e a sua criança vai melhorar da crise.

Muitas pessoas acreditam que fazer natação vai evitar as crises de asma. Na verdade, o que acontece é que com atividade física, o seu filho consegue ter uma respiração melhor. Ele consegue trabalhar melhor os movimentos respiratórios e isso sim ajuda no fortalecimento muscular.

Fonte: Asma: o que fazer em uma crise? por Dra. Marcia Mizrahy

Marcações: