Pular para o conteúdo

Covid-19: Ministro da Saúde pode rever documento que questiona eficácia das vacinas

Covid-19: Ministro da Saúde pode rever documento que nega efetividade das vacinas

Ó, e aqui no Brasil o ministro da saúde Marcelo Queiroga admitiu que pode rever o conteúdo de um documento oficial da pasta que nega a efetividade e segurança das vacinas no enfrentamento da covid-19.

Foi só nesta segunda-feira que Marcelo Queiroga afirmou que poderá rever o teor da nota técnica. No entanto, ele disse que, no momento oportuno, diante do recurso, analisando quais são os temas ali é trazidos à baila pelos recorrentes, o ministro da saúde mais uma vez tomará a decisão conveniente, oportuna e de acordo com a política que o ministério da saúde tem feito.

O documento, assinado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti Neto, geral forte reação da comunidade médica e científica. Num a tabela sobre procedimentos recomendados para convidados, a hidroxicloroquina, medicamento defendido pelo presidente Jair Bolsonaro desde o início da pandemia, e sem a ação científica, aparece como efetiva, enquanto as vacinas não. O texto ainda afirma que os estudos não demonstraram a segurança dos imunizantes. Já a hidroxicloroquina seria segura.

A nota técnica rejeitou o protocolo da Conitec que contraindica o uso de remédios do chamado kit covid-19, como a cloroquina. A comissão é formada por médicos e especialistas em saúde justamente para auxiliar o Ministério da Saúde na adoção de tratamentos e diretrizes no SUS.

Diante da repercussão negativa, a pasta disse que houve um erro de interpretação, o que não convenceu a comunidade médica. 16 entidades do setor divulgaram uma nota onde afirmam que, em dias de gravidade e ímpar no sistema de saúde do Brasil, o ministro desperdiça tempo, endossa tratamentos ineficazes e protela vacinação.

Um abaixo-assinado criado por professores da Universidade de São Paulo e pesquisadores é contra o documento. Ultrapassou os 60 mil apoios no começo da noite. A posição do Ministério da Saúde, principalmente desse subcomitê do Ministério da Saúde, foi de ignorar completamente todos os índices científicos do mundo em prol de uma posição só pode ter uma conotação.

Fonte
Ministério da Saúde admite rever texto que nega efetividade da vacina | SBT Brasil (24/01/22) por SBT News